Luis Felipe Vera: Urbanismo Efêmero

Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco mais um vídeo do seu Baú da Escola, desta vez mostrando o arquiteto Luis Felipe Vera que fala sobre o fenômeno do urbanismo efêmero, estabelecendo um contraponto à noção usual de arquitetura estática e permanente. A partir de análises temporais de alguns sítios urbanos, ele exemplifica que a forma física das cidades está se flexibilizando, e defende a prática de soluções temporárias para problemas temporários. Para ele, o efêmero deve ser, cada vez mais, considerado parte do discurso do urbanismo contemporâneo.

Em sua apresentação, Vera relata o projeto Kumbh Mela: Mapping the Ephemeral City, coordenado por ele, na Harvard University. Trata-se de uma pesquisa sobre a maior cidade efêmera do mundo, a Kumbh Mela, que se consolida para fins religiosos a cada 12 anos, às margens do rio Ganges, na Índia. O projeto contou com extensas pesquisas de campo conduzidas por equipes de acadêmicos e estudantes, durante o Kumbh Mela 2012, e grandes esforços para se mapear e sistematizar informações sobre este fenômeno urbano até então pouco estudado.

Luis Felipe Vera é codiretor do Centro de Ecologia e Urbanização, professor de DESIGNLAB, na Universidade Adolfo Ibañez, e Professor Visitante na Escola de Pós-Graduação em Design, da Universidade de Harvard. Trabalha como instrutor em planejamento urbano e projeto na Escola de Pós-Graduação em Design da Universidade de Harvard, e como Pesquisador Associado no projeto de Gestão, Design e Planejamento Ambiental: Um Futuro Sustentável para Exuma, e também colabora com o Projeto Mela Kumbh.

Via Escola da Cidade

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Luis Felipe Vera: Urbanismo Efêmero" 29 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777916/luis-felipe-vera-urbanismo-efemero> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.