Vidro como aliado na construção de edifícios sustentáveis

A tecnologia de fabricação de vidros evoluiu ao longo dos anos e fez com que esse material conquistasse no mercado da construção civil um espaço que vai além do valor estético que pode agregar aos edifícios. Agora, os vidros passaram a ser funcionais, sendo usados atualmente como aliado das construções sustentáveis por poder reduzir o calor, gerar economia de energia e até para reduzir o consumo de água.

Em seu processo produtivo, é cada vez maior a preocupação com a geração de energia limpa e na diminuição a emissão de gases que geram o efeito estufa.
Outro ponto a favor do vidro no assunto sustentabilidade é que ele é um material 100% reciclável; para se ter uma noção de seu poder de reaproveitamento, com um quilo de caco se faz um quilo de vidro novo.

A Cebrace®, sempre apostou no pioneirismo para introduzir inovações ao mercado nacional. Conheça as características e os benefícios dos principais vidros feitos para a serem instalados em construções sustentáveis.

Aplicação vidro de controle solar Cool Lite STB.. Image via Cebrace

Os vidros de proteção solar produzidos pela Cebrace® recebem camadas metalizadas em seu processo de fabricação que barram até 80% do calor no ambiente e quase 100% dos raios UV.

A grande vantagem dos vidros de proteção solar é sua capacidade de redução do consumo de ar-condicionado e luz artificial, responsáveis por boa parte dos gastos de energia de um prédio comercial. 

Tal eficiência energética conquistou o mercado sustentável no país, fazendo com que esse tipo de material seja exigido para a pontuação de obras que buscam a certificação com selos verdes, como Leed (Green Building Council Brasil) e Aqua

Aplicação vidro de controle solar Cool Lite STB. . Image via Cebrace

Os vidros de proteção solar controlam a luz e o calor porque recebem os óxidos metálicos na própria massa do vidro. Assim, dispensam o uso de películas, uma vez que o produto, por si só, reduz da temperatura do ambiente na versão monolítica ou laminada.  Afinal, as películas se descolam com o tempo, e precisam ser trocadas para evitar o aspecto indesejado. 

Por outro lado, os vidros de proteção solar também reduzem a necessidade de fechamento de cortinas, pois evitam o ofuscamento e geram maior aproveitamento da luz natural.

Recentemente, a Cebrace® disponibilizou no mercado a nova geração dos vidros Cool Lite. A novidade é que eles podem ser usados temperados, o que possibilita o uso em opções curvas e autoportantes, e em projetos que não necessitem da versão laminada, o que reduz o custo da obra.

Aplicação vidro de controle solar Cool Lite ST. . Image via Cebrace

Logo que começaram a ser conhecidos no mercado, os vidros de proteção solar eram chamados de “refletivos”, pois existiam apenas na versão espelhada, que oferece privacidade ao impedir que se visualize o interior do ambiente durante o dia. Atualmente, a tecnologia desse tipo de vidro avançou para obter diferentes tonalidades e desempenhos térmicos, inclusive versões transparentes, sem o aspecto “espelhado”, como os vidros Cool Lite KNT e Cool Lite SKN, usados nas maiores obras do Brasil e do mundo.

Restaurante NAU. Aplicação do vidro de proteção solar Cool Lite KNT. . Image via Cebrace

Como exemplo de uso do Cool Lite KNT, pode-se citar o Shopping Rio Mar, em Recife (PE), que recebeu o Selo AQUA – Alta Qualidade Ambiental, o primeiro selo de certificação de construções sustentáveis adaptado à realidade brasileira, e as estações Vila Prudente e Pinheiros do metrô de São Paulo.

Shopping Rio Mar. Aplicação do vidro de proteção solar Cool Lite KNT. . Image via Cebrace
Catedral de Brasília. Aplicação do vidro de proteção solar Cool Lite SKN.. Image via Cebrace

O edifício I Tower, em Barueri (SP), projetado por Botti Rubin Arquitetos Associados, e certificado como Leed Gold em 2011, também contou com a colaboração dos vidros Cool Lite SKN, o de maior desempenho da Cebrace®.

Vidro autolimpante

Estudo de comportamento de um vidro comum (à esquerda) e do autolimpante Bioclean (à direita) num dia de chuva.. Image via Cebrace

Com a crise de abastecimento de água, que já é uma realidade em várias regiões do Brasil, economizar tornou-se uma. O consumo consciente passa também pela escolha dos vidros: o autolimpante Bioclean capta a força dos raios UV e da água da chuva para combater a sujeira, dispensando a limpeza constante.

Estação Ciências, Cultura e Artes (Oscar Niemeyer) aplicação do vidro autolimpante Bioclean. Image © João Pessoa. Via Cebrace

Em dias de chuva, o Bioclean forma um filme invisível em sua superfície, pelo qual a água da chuva escorre e realiza a limpeza, oferecendo praticidade e economia na manutenção.

Conheça esses e outros produtos Cebrace® em Materials ou vá diretamente a www.cebrace.com.br

Sobre este autor
Cita: Materials. "Vidro como aliado na construção de edifícios sustentáveis" 23 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777376/vidro-como-aliado-na-construcao-de-edificios-sustentaveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.