WIRED Magazine analisa 8 cidades do futuro

A WIRED Magazine criou em sua mais recente edição uma lista de oito cidades que mostrarão como será o futuro [Eight Cities That Will Show You What The Future Will Look Like]. Em um período de tempo relativamente curto em que os humanos vêm planejando cidades, cada vez mais decisões importantes que mudam o curso das novas tecnologias e métodos de tornar nossas cidades melhores vêm sendo tomadas. Tais projetos - como novas infraestruturas de bicicletas, iluminação pública e museus com sensores de fluxo de visitantes - destacam alguns desses avanços na vida urbana.

"As cidades de amanhã devem ainda se autoconstruir com dificuldade, mas feito corretamente, o processo não será acidental. Uma cidade não deveria mais apenas acontecer. Cada bloco, cada edifício, cada tijolo representa inúmeras decisões. Decida bem, e a cidades serão mágicas", escreve Adam Rogers, da WIRED. Veja, a seguir, como 8 diferentes cidades do mundo estão implementando projetos inovadores.

“One of Venice’s new streetlamps” por Flickr cc user Anthony Citrano, CC BY-NC-ND 2.0. Imagem © Flickr CC User Anthony Citrano

Los Angeles está substituindo 4.500 milhas de iluminação pública de vapor de sódio com diodos emissivos, assim, as vias ficarão mais iluminadas e adaptadas aos diferentes contextos, por exemplo, piscarão quando uma viatura de polícia ou ambulância estiver passando.

Além disso, com a grande seca, os paisagistas de Los Angeles estão substituindo a vegetação importada com espécies nativas, que são muito mais adaptadas ao clima árido.

Shanghai Natural History Museum / Perkins+Will. Imagem © James and Connor Steinkamp

O Shanghai Natural History Museum não apenas incorpora sistemas de climatização e água sustentáveis, mas também faz uso de sua forma espiral para direcionar o tumultuado fluxo de visitantes através de um percurso cronológico da vida na Terra.

Metrocable, Urban-Think Tank. Imagem © Omar Uran

Utilizando métodos estratégicos de planejamento urbano para unir uma comunidade fraturada, Medellín instalou teleféricos em suas encostas, integrando as populações mais pobres à cidade através do acesso a oportunidades de trabalho. 

Medellín também criou os "parques-blibliotecas", que combinam edifícios de alta qualidade projetual com espaços verdes de de lazer pela cidade.

Hovenring / ipv Delft. Cortesia de ipv Delft

Como parte de uma rede planejada de caminhos cicloviários, Eindhoven criou o Hovenring, uma plataforma metálica elevada feita especificamente para que os ciclistas possam trafegar com segurança por cima dos nós viários.

X-Architects vence concurso para projetar masterplan para Meca. Imagem © X-Architects

Com o hajj anual, a população da Arábia Saudita aumenta em três milhões. A maior parte das cidades não são projetadas para esta capacidade, mas Meca, com o passar dos anos, tem investido em um planejamento cuidadoso para permitir que mais peregrinos tenham uma estadia mais confortável e saudável durante suas viagens religiosas.

O uso popularizado de micro ônibus em Nairobi - conhecidos como matatus - para o transporte é difícil de mapear, com rotas e horários variáveis. Graças a um novo aplicativo desenvolvido por estudantes, os cidadãos podem agora rastrear as rotas e paradas dos matatus, ajudando a controlar melhor os percursos.

Cisco Offices / Studio O+A. Imagem © Jasper Sanidad

Companhias como WeWork em San Francisco ajudaram a desenvolver espaços de trabalho colaborativos em que os escritórios são ambientes abertos e banhados por luz natural, uma ideia que está se tornando cada vez mais popular no mundo empresarial.

Para combater a questão das grandes rodovias, a Turbine Interchange em Dubai - um conjunto de rotatórias e trevos - permite que os motoristas façam mudanças de percurso sem interferir no transito através de um sistema de baixo custo.

Saiba mais sobre estas oito cidades no artigo da WIRED Magazine.

Via WIRED Magazine.

Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "WIRED Magazine analisa 8 cidades do futuro" [WIRED Looks at 8 Cities of the Future] 22 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775757/wired-magazine-analisa-8-cidades-do-futuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.