Estudantes espanhóis criam material que pode substituir o ar-condicionado

Aparelhos de climatização são comuns em muitas ambientes domésticos e de trabalho. Estes equipamentos e dispositivos, que ajudam a amenizar o desconforto das altas temperaturas, são responsáveis por grande parte do consumo de energia elétrica e contribuírem para a chamada “pegada de carbono”, que consiste na quantidade de CO2 produzida diariamente por cada pessoa.

Pensando nisso, estudantes do Institute of Advanced Architecture of Catalunya (IAAC), na Espanha, criaram um protótipo de parede que visa resfriar o ambiente sem a necessidade destes aparelhos elétricos.

O protótipo do material foi criado no Institute of Advanced Architecture of Catalunya (IAAC), Espanha. Image via Pensamento Verde

O material recebeu o nome de Hydroceramics (hidrocerâmica) e é composto de bolhas de hidrogel que são capazes de reter até 400 vezes o seu volume em água. Devido a esta propriedade, as esferas absorvem a água e, em dias quentes, evaporam, resfriando o ambiente.

Basta um dia de chuva para que a bolinhas sejam reabastecidas e fiquem prontas para reiniciar o processo, dispensando energia elétrica e garantindo um uso limpo e sustentável. Veja no vídeo a seguir como a ideia funciona.

Via Pensamento Verde

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Estudantes espanhóis criam material que pode substituir o ar-condicionado " 21 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775696/estudantes-espanhois-criam-material-que-pode-substituir-o-ar-condicionado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.