O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Avenida Paulista será aberta para lazer todos os domingos

Avenida Paulista será aberta para lazer todos os domingos

Avenida Paulista será aberta para lazer todos os domingos
Avenida Paulista será aberta para lazer todos os domingos, © Leandro Moraes, via Instagram
© Leandro Moraes, via Instagram

A partir do próximo domingo, 18 de outubro, a Avenida Paulista passará a ser aberta para lazer semanalmente, das 9h as 17h, tendo o tráfego de veículos interrompido quase toda sua extensão. A medida foi aprovada hoje pela Prefeitura de São Paulo e anunciada ainda pela manhã pelo Prefeito Fernando Haddad.

Embora a proposta tenha inicialmente gerado controvérsias, sobretudo devido o bloqueio dos acessos aos hospitais localizados na região, os dois testes realizados pela Prefeitura este ano – o primeiro no dia 28 de junho, quando foi inaugurada a ciclovia no canteiro central da via, e o segundo no dia 23 de agosto, marcando a abertura da ciclovia da Av. Bernardino de Campos – provaram que a abertura da Av. Paulista para pedestres e ciclistas, e consequente fechamento para automóveis, não tem grandes impactos no trânsito da região, com o acesso aos hospitais garantido por ruas transversais. A Prefeitura também esclareceu que o acesso dos moradores locais às suas residências será garantido.

A Avenida Paulista é a primeira de uma série de vias que serão abertas aos domingos para atividades de lazer. A Prefeitura pretende ampliar a iniciativa para outros bairros da cidade, garantindo ruas de lazer em todas as regiões do município.

Embora pareça novidade ou algo inimaginável para parte da população, a iniciativa segue uma tendência mundial de pedestrianização de vias públicas – como é o caso da Times Square em Nova Iorque – em que as gestões municipais passaram a perceber a importância e os benefícios da apropriação dos espaços públicos urbanos pelas pessoas.

No exemplo de Nova Iorque, a iniciativa foi originalmente rejeitada por parte da população e sobretudo pelos comerciantes da região, que temiam uma queda nas vendas em decorrência à ausência de automóveis. O resultado se provou o contrário, com as vendas aumentando devido à presença de mais pessoas utilizando a via.

É possível que em São Paulo ocorra o mesmo e o Haddad já comentou em diversas oportunidades que a abertura da Paulista aos domingos faz parte de uma medida de política pública que tem como objetivo fazer com que a população se aproprie da cidade e aumentar os [ainda] insuficientes espaços de lazer.

Referência: G1 e UOL

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Avenida Paulista será aberta para lazer todos os domingos" 15 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775421/avenida-paulista-sera-aberta-para-lazer-todos-os-domingos> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.