Concreto ultra poroso absorve a água da chuva instantaneamente

Talvez o único material no mercado conhecido por sua "sede", o concreto ultra poroso está sendo considerado o futuro da gestão hídrica urbana. O novo material ganhou popularidade devido a um vídeo viral que mostra uma vaga de estacionamento comum absorvendo uma quantidade incomum de água. Muita gente ficou impressionada ao assistir 4 mil litros de água desaparecerem em uma superfície aparentemente sólida de concreto em menos de 60 segundos. 1,2 milhão de visualizações depois, o vídeo iniciou um debate acerca da viabilidade e possibilidades de uso do material.

O concreto ultra poroso está ganhando credibilidade devido a extensas pesquisas conduzidas por arquitetos e engenheiros de todo o mundo. Conhecida por seu clima chuvoso, uso ousado de materiais inovadores e arquitetura nada conservadora, não é surpresa que a cidade de Roterdã, Países Baixos, tenha iniciado testes com este concreto de absorção.

Concreto ultra poroso absorve a água da chuva instantaneamente - Mais Imagens+ 5

Cortesia de Rainaway

Os Países Baixos têm uma média pluviométrica anual de 800 mm, o que exige uma infraestrutura significativa para evitar inundações em áreas urbanas. O povo holandês desenvolveu afeição por seu clima singular, o que levou à invenção de produtos que celebram e contornam a chuva excessiva. A empresa Rainaway, de Eindhoven, lançou uma série de blocos permeáveis concebidos para drenar a água através de uma combinação de concreto poroso e sólido.

Projetados para drenar lentamente a água, estes blocos recriam o ciclo natural da água. Eles contam com uma série de padrões de concreto sólido que formam uma grelha de pequenos canais de escoamento que leva a um reservatório no subsolo. Similar ao material desenvolvido pela empresa inglesa Tarmac mostrado no vídeo viral, os blocos da Rainaway foram concebidos como um condutor para a drenagem da água em ver de agirem como uma esponja.

Cortesia de Rainaway

O concreto poroso também apresenta alguns contras, mas os benefícios parecem fazer valer a pena seu uso. A Tarmac adverte que o material Topmix Permeable não pode ser usado em climas frios devido a expansão da água ao congelar. Por sua vez, o produto da Rainaway tem um potencial significativo em climas com grande precipitação como o dos Países Baixos, evitando as rápidas inundações e, assim, evacuações.

Cortesia de Rainaway

Os blocos da Rainaway estão atualmente em fase de testes em Roterdã e foram instalados em um dos bulevares da cidade. Saiba mais sobre o material aqui.

Sobre este autor
Cita: MacLeod, Finn. "Concreto ultra poroso absorve a água da chuva instantaneamente" [Puddle-Free Parking: New Absorbent Surface Swallows Water Instantly] 10 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774902/concreto-ultra-poroso-absorve-a-agua-da-chuva-instantaneamente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.