Alejandro Haiek Coll: "Devemos substituir o papel do especialista pelo do cidadão"

Em um recente artigo publicado pela Architecture Now, Justine Harvey entrevista o arquiteto e artista venezuelano Alejandro Haiek Coll, cofundador do LAB.PRO.FAB e do The Public Machinery, além de professor da Universidad Central de Venezuela. Alejandro é descrito como "um dos jovens urbanistas mais inovadores do momento", dedicando sua carreira a recuperar paisagens inativas, contextos sociais degradados e situações pós-catástrofe. Coll participou de vários projetos em Christchurch, Nova Zelêndia, e no projeto Espacios de Paz na Venezuela, entre outros.

Trabalhando com a ideia de que as cidade estão em constante ameaça e que são organismos que podem ser reprogramados para se adaptar às necessidades e exigências de seus cidadãos, Alejandro propõe iniciativas participativas e comunidades ativas capazes de transformar e melhorar seu entorno construído. Substituindo o papel do arquiteto e urbanista pelo do cidadão, pode-se criar uma força poderosa capaz de replicar experiências e fomentar uma colaboração integradora. O desafio é agora estabelecer novas legislações e novas formas de ação coletiva.

Alejandro Haiek Coll: Devemos substituir o papel do especialista pelo do cidadão - Mais Imagens

Sobre isso, Alejandro comenta que é essencial criar uma estrutura horizontal na política em vez do sistema hierárquico em vigor hoje em dia. É importante a participação dos arquitetos nestes temas, já que estes se encontram no centro do programa, questionando-se sobre como recriar e reformar a sociedade contemporânea. Não existe um cliente ou um projeto, os problemas já estão presentes nas comunidades, não é algo criado pelo arquiteto.

Finalmente, Coll conclui dizendo que o objetivo é:

Encontrar a maneira de viver dentro da sociedade contemporânea fazendo as coisas que realmente acreditamos.

Leia a entrevista completa aqui.

Sobre este autor
Cita: Yunis, Natalia. "Alejandro Haiek Coll: "Devemos substituir o papel do especialista pelo do cidadão"" [Alejandro Haiek: 'Debemos sustituir el rol del experto por el del ciudadano'] 07 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774793/alejandro-haiek-coll-devemos-substituir-o-papel-do-especialista-pelo-do-cidadao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.