O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Alejandro Haiek Coll: "Devemos substituir o papel do especialista pelo do cidadão"

Alejandro Haiek Coll: "Devemos substituir o papel do especialista pelo do cidadão"

Alejandro Haiek Coll: "Devemos substituir o papel do especialista pelo do cidadão"
Alejandro Haiek Coll: "Devemos substituir o papel do especialista pelo do cidadão", Espacios de Paz. Barquisimeto / Los Cerrajones. Imagem © José Tomás Franco
Espacios de Paz. Barquisimeto / Los Cerrajones. Imagem © José Tomás Franco

Em um recente artigo publicado pela Architecture Now, Justine Harvey entrevista o arquiteto e artista venezuelano Alejandro Haiek Coll, cofundador do LAB.PRO.FAB e do The Public Machinery, além de professor da Universidad Central de Venezuela. Alejandro é descrito como "um dos jovens urbanistas mais inovadores do momento", dedicando sua carreira a recuperar paisagens inativas, contextos sociais degradados e situações pós-catástrofe. Coll participou de vários projetos em Christchurch, Nova Zelêndia, e no projeto Espacios de Paz na Venezuela, entre outros.

Trabalhando com a ideia de que as cidade estão em constante ameaça e que são organismos que podem ser reprogramados para se adaptar às necessidades e exigências de seus cidadãos, Alejandro propõe iniciativas participativas e comunidades ativas capazes de transformar e melhorar seu entorno construído. Substituindo o papel do arquiteto e urbanista pelo do cidadão, pode-se criar uma força poderosa capaz de replicar experiências e fomentar uma colaboração integradora. O desafio é agora estabelecer novas legislações e novas formas de ação coletiva.

© Ileana Pita, Eduardo Sauce © LABPROFAB © LABPROFAB © LABPROFAB + 5

Sobre isso, Alejandro comenta que é essencial criar uma estrutura horizontal na política em vez do sistema hierárquico em vigor hoje em dia. É importante a participação dos arquitetos nestes temas, já que estes se encontram no centro do programa, questionando-se sobre como recriar e reformar a sociedade contemporânea. Não existe um cliente ou um projeto, os problemas já estão presentes nas comunidades, não é algo criado pelo arquiteto.

Finalmente, Coll conclui dizendo que o objetivo é:

Encontrar a maneira de viver dentro da sociedade contemporânea fazendo as coisas que realmente acreditamos.

Leia a entrevista completa aqui.

Cita: Yunis, Natalia. "Alejandro Haiek Coll: "Devemos substituir o papel do especialista pelo do cidadão"" [Alejandro Haiek: 'Debemos sustituir el rol del experto por el del ciudadano'] 07 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774793/alejandro-haiek-coll-devemos-substituir-o-papel-do-especialista-pelo-do-cidadao> ISSN 0719-8906