Mediated Matter Group cria plataforma 3D que imprime vidro com alta precisão

Vidro é um material que pode ser moldado, soprado, banhado, aglomerado e agora impresso através de impressoras 3D. Neri Oxman e seu Mediated Matter Group divulgaram sua nova plataforma de impressão com vidro: a G3DP - Additive Manufacturing of Optically Transparent Glass. Desenvolvido em colaboração com o Glass Lab do MIT, G3DP é a primeira impressora do tipo e pode imprimir vidro opticamente transparente com precisão impressionante.

"G3DP é uma plataforma de produção aditiva projetada para imprimir vidro opticamente transparente", comentou Oxman ao ArchDaily. "As diferenças de tonalidade permitida pela variação geométrica e óptica em função da forma, transparência e cor podem definir, limitar ou controlar a transmissão, reflexão e refração da luz, e, portanto, trazem implicações significativas para todos os produtos que envolvem o uso do vidro: fachadas otimizadas para o ganho solar, dispositivos de iluminação com geometrias personalizadas e espessuras variadas, e assim por diante."

"Agora considere optoeletrônicos imprimíveis ou a possibilidade de combinar fibra ótica de alta velocidade de transmissão de dados com fachadas de vidro impresso. Pense no Centro Pompidou sem partições funcionais ou formais. Em vez disso pense em um uma única pele transparente que pode integrar múltiplas funções e ser moldada para se ajustar a cada função", disse Oxman.

© Andy Ryan

"A plataforma se baseia na ideia de dupla câmara aquecida. A câmara superior age como um forno ao passo que a câmara inferior server para emparelhar as estruturas. A primeira opera a aproximadamente 1040°C e pode conter material suficiente para construir um único componente arquitetônico. O material derretido é afunilado através de um bocal feito de uma liga de alumínio, zircão e sílica. O projeto sintetiza tecnologias modernas com técnicas e ferramentas conhecidas de produção de estruturas de vidro com um potencial de aplicação bastante amplo."

"Esforços iniciais foram conduzidos para testar como esta nova tecnologia poderia ser utilizada para produzir um sistema arquitetônico a partir de componentes de vidro impresso", comentou o grupo Mediated Matter.

Uma série de peças de vidro impresso será exibida no Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum em 2016.

© Andy Ryan

O projeto G3DP foi criado em colaboração entre o grupo Mediated Matter do MIT Media Lab, o Departamento de Engenharia Mecânica, o MIT Glass Lab e WYSS Institute. A equipe de pesquisadores é composta por John Klein, Michael Stern, Markus Kayser, Chikara Inamura, Giorgia Franchin, Shreya Dave, James Weaver, Peter Houk e a professora Neri Oxman.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Mediated Matter Group cria plataforma 3D que imprime vidro com alta precisão" [Mediated Matter's New Platform 3D Prints Glass with Stunning Precision ] 04 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772877/mediated-matter-group-cria-plataforma-3d-que-imprime-vidro-com-alta-precisao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.