O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. A promessa de Alejandro Aravena para a Bienal de Veneza 2016

A promessa de Alejandro Aravena para a Bienal de Veneza 2016

A promessa de Alejandro Aravena para a Bienal de Veneza 2016
A promessa de Alejandro Aravena para a Bienal de Veneza 2016

Em um recente artigo publicado pela ARCHITECT magazine, o colunista Aaron Betsky examina o potencial do arquiteto chileno Alejandro Aravena como novo diretor da 15ª Bienal de Veneza, que acontecerá no próximo ano. Após o cinismo, realismo ou crítica construtiva de Elements of Architecture, 14ª edição da Bienal, dirigida por Rem Koolhaas, Betsky comenta que a participação de Aravena é uma boa notícia. O arquiteto promete uma Bienal que argumenta a favor de uma arquitetura que busca melhorar a qualidade de vida para todos:

"Há várias batalhas que devem ser vencidas e várias fronteiras que necessitam ser ampliadas a fim de melhorar a qualidade do entorno construído e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas. Isso é o que gostaríamos que as pessoas venham ver na 15ª Bienal de Veneza: estórias de êxito que valem a pena ser contadas e valiosos casos exemplares que devem ser compartilhados, onde a arquitetura faz, é e será a diferença nessas batalhas e fronteiras."

A promessa de Alejandro Aravena para a Bienal de Veneza 2016 A promessa de Alejandro Aravena para a Bienal de Veneza 2016 A promessa de Alejandro Aravena para a Bienal de Veneza 2016 A promessa de Alejandro Aravena para a Bienal de Veneza 2016 + 5

O artigo destaca a importância da escolha do diretor da Bienal: ele é o responsável por conduzir como se deve e pode pensar a arquitetura em todo o mundo. Eles são os responsáveis por por dar o tom. No passado houve posições conservadores, como David Chipperfield e Deyan Sudjic, ou posturas mais radicais que questionavam os proprios limites de seus meios de comunicação, como a atual Bienal de Arte de Veneza, que tem como curador o nigeriano Okwui Enwezor.

O autor aponta como Aravena oferece uma alternativa a esta dicotomia. Em seu trabalho há uma forma de crítica construída e construtiva. O arquiteto não se preocupa tanto em tomar uma posição teórica ou em desenvolver um estilo, como o faz ao se dedicar a uma prática que tem como objetivo ajudar as pessoas através de poucos recursos.

Leia o artigo completo aqui.

Sobre este autor
Natalia Yunis
Autor
Cita: Yunis, Natalia. "A promessa de Alejandro Aravena para a Bienal de Veneza 2016" [La promesa de Alejandro Aravena para la Bienal de Venecia 2016] 14 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771737/a-promesa-de-alejandro-aravena-para-a-bienal-de-veneza-2016> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.