O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Studio Roosegaarde propõe uma torre para purificar o ar de nossas cidades

Studio Roosegaarde propõe uma torre para purificar o ar de nossas cidades

Studio Roosegaarde propõe uma torre para purificar o ar de nossas cidades

A contaminação do ar é hoje uma dos maiores problemas de nossas cidades, o que leva muitas pessoas do mundo todo a procurarem uma solução para essa questão.

Na Holanda, os designers e engenheiros do Studio Roosegaarde propuseram criar uma solução: uma grande torre para a purificação do ar. "É estranho aceitarmos a contaminação do ar como algo normal", disseram os pesquisadores.

via Plataforma Urbana
via Plataforma Urbana

Inspirado nos purificadores de ar usados em hospitais, o Studio Roosgaarde, após três anos de trabalho, desenvolveu um protótipo e lançou uma campanha de financiamento coletivo no kickstarter para angariar fundos para a construção da primeira "Smog free Tower".

A torre seria capaz de criar uma espécie de "bolha de ar limpo", na qual o estúdio propõe construir um espaço que reunirá engenheiros, inventores, designers, arquitetos, urbanistas e qualquer pessoa interessada a pensar soluções para descontaminar o ar de nossas cidades. A torre seria construída primeiramente em Roterdã e depois visitaria outras cidades do mundo que sofrem com a poluição atmosférica.

via Plataforma Urbana
via Plataforma Urbana

Um dos objetivos da Torre conscientizar as populações sobre este problema; nesse sentido, os engenheiros disseram que durante a purificação, as partículas de poluição serão unidas para se converterem em objetos que ajudem a tornar mais visível o problema. Assim nascem os "cubos livres de poluição", que contém em sem interior as partículas que contaminam nosso ar, estas mesmas que não vemos, mas que respiramos todos os dias. Esses cubos serão posteriormente usados para criar algo como "diamantes de poluição".

via Plataforma Urbana
via Plataforma Urbana

Com esses "diamantes" serão produzidos "anéis de poluição" e outros objetos, que serão colocados à venda. Ao comprar um anel, a pessoa estaria, na realidade, doando 1.000 metros cúbicos de ar limpo.

Studio Roosegaarde propõe uma torre para purificar o ar de nossas cidades, via Plataforma Urbana
via Plataforma Urbana

Tudo isso faz parte do “Free Smog Movement” do qual a torre seria o primeiro passo e que, segundo o estúdio, criaria a oportunidade de conscientizar as pessoas através de uma experiência real.

Acesse a campanha no Kickstarter aqui.

Via Plataforma Urbana.

Cita: Assael, Daniela. "Studio Roosegaarde propõe uma torre para purificar o ar de nossas cidades" [Una gran torre para purificar el aire de nuestras ciudades] 13 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771687/uma-grande-torre-para-purificar-o-ar-de-nossas-cidades> ISSN 0719-8906