5 intervenções de video mapping por Delight Lab

Recentemente na seção de Iluminação apresentamos o trabalho Golden Waters, obra mais recente da artista peruana Grimanesa Amorós, realizada no estado do Arizona, EUA.

Apresentamos desta vez um trabalho do grupo Delight Lab, que já realizaram desde a projeção de vídeos em grande escala na Catedral de Santiago e o Palacio La Moneda, ambos no Chile, até instalações audiovisuais em museus, projetos cenográficos, festivais internacionais, entre outros.

A seguir, apresentamos 5 projetos de Delight Lab, ilustrados com uma breve descrição, vídeos e imagens.

5 intervenções de video mapping por Delight Lab - Mais Imagens+ 16

(1) Ritual Hain, Mapping, 'Circle of Light', Moscou.
Festival Circle of Light

Trata-se de um dos eventos mais importantes do mundo em relação à iluminação contemporânea e novos meios em espaços públicos. Desenvolvido em Moscou entre 10 e 14 de outubro, contou com espetáculos em espaços públicos de videomapping, pirotecnia, luzes lazere instalações lumínicas interativas.

Ritual Hain, Mapping, Circle of Light Moscou. Imagem Cortesia de Delight Lab

Nesta ocasião, Delight Lab foi como representante do Chile na categoria Videomapping clássico na qual obtiveram o Prêmio da Audiência. Competiram com outros 29 participantes selecionados de diversas partes do mundo. Foi o público ao vivo que elegeu Delight Lab como ganhador.

Ritual Hain, Mapping, Circle of Light Moscou. Imagem Cortesia de Delight Lab

A equipe, composta por quatro pessoas, apresentou a obra RITUAL HAIN, inspirada no ritual de iniciação do povo Selk`nam, etnia que habitou a Tierra del Fuego e que foi exterminada pelos colonizadores europeus. A obra narra como a Lua é vencida pelo Sol em representação de como o matriarcado é superado pelo patriarcado, além de representar os diferentes espíritos do ritual como Shoort, Xalpen e Hachai.

A equipe era composta por Andrea e Germán Gana, diretores de projetos de Delight Lab; Simón Troncoso, designer 3D; Sergio Peréz, músico da Região de Magalhães e Diretor do Conservatório de Música de Punta Arenas.

Ritual Hain, Mapping, Circle of Light Moscou. Imagem Cortesia de Delight Lab

É a primeira vez que uma companhia chilena vence esta premiação, um prêmio do povo russo. 

Conteúdo: Delight Lab
Animação: Germán Gana, Andrea Gana e Simón Troncoso
Música Original: Sergio Peréz
Apoio Técnico, desenvolvimento e produção: Circle of Light

(2) Mapping "Luz de Luz" Catedral de Santiago
Plaza de Armas. Outubro 2013.
Evento Atrio de Santiago.

Projeto que desenvolvemos em aproximadamente 4 meses para a Pastoral da Universidade Católica e a Igreja de Santiago, com Miryam Singer como diretora geral artística.

Mapping "Luz de Luz" Catedral de Santiago. Imagem Cortesia de Delight Lab

O mapping Luz de luz foi uma instalação gratuita para os expectadores, consistia em um mapping projetado na fachada da Catedral de Santiago que contava a história religiosa do Chile, como contribuiu com a identidade nacional, tem passagens como as festas de Tirana, uma homenagem a Santa Teresinha dos Andes vestindo com os murais de dentro do Santuário da própria Catedral, um momento destinado a Gabriela Mistral, outro sobre o Padre Furtado em sua caminhonete verde e a figura da Virgem del Carmen, entre outros marcos.

Este evento contou com o coro de 2 mil vozes de Santiago cantando ao vivo.

Mapping "Luz de Luz" Catedral de Santiago. Imagem Cortesia de Delight Lab

Mapping: Delight Lab
Música Mapping: Compositor Sergio Tito Pérez
Organização Atrio de Santiago: Pastoral da Universidade Católica do Chile e Igreja de Santiago
Coordenadores Atrio de Santiago: José Luis Romero
Diretora Geral Artística Luz de Luz: Miryam Singer
Música deste vídeo: Maximiliano Soublette.

(3) Mapping La Moneda, Dia Internacional do Meio Ambiente
Palácio de la Moneda / Governo do Chile

Projeto que realizamos em menos de uma semana, tratou-se de uma interenção audiovisual sobre o Palácio Presidencial, um desafio proposto pela Agencia Y&R Chile para o Ministério do Meio Ambiente.

Trabalhamos sobre 3 momentos centrais: fazer crer que haviam videiras sobre a arquitetura do edifício, outro momento trabalhamos com a água e o mar, onde o edifício era inundado e colocado em um contexto marinho e finalmente tínhamos outro momento de flora e fauna de vales e bosques.

Mapping La Moneda, Dia Internacional do Meio Ambiente. Imagem Cortesia de Delight Lab

Todas as imagens e sons era originais do Chile, exceto a baleia que era um modelo digital.

Para a instalação foram utilizado 10 projetores EPSON de 10.000 ANSI lúmens com stacking, sistema multi-telas WatchOut e para o áudio utilizamos equipamento profissional BOSE.

Mapping La Moneda, Dia Internacional do Meio Ambiente. Imagem Cortesia de Delight Lab

Conteúdo & Mapping: Delight Lab
Apoio Técnico e Desenvolvimento: SAV Agencia; Y&R Chile
Cliente: Ministério de Meio Ambiente, Governo de Chile
Data: Junho 2014

(4) “Luz Austral, uma viagem pela Patagônia”, mapping em INACH
Residência Proyecto Sur.
Fachada do edifício do Instituto Antártico Chileno.

Proyecto Sur foi uma residência artística fomentada pelo Conselho da Cultura e das Artes produzido pela Área de Novos Meios a Direção Regional de Magalhães. Formou parte do programa Selo Regional Antártico e Subantártico e teve como propósito valorizar o patrimônio paisagístico da zona Austral, recorrendo a novos meios de suporte de comunicação, entre estes o mapping 'Luz Austral, uma viagem pela Patagônia' de Delight Lab, que projetou conteúdos coletados pelos participantes da residência e pela própria equipe.

Imagem Cortesia de Delight Lab. “Luz Austral, uma viagem pela Patagônia”, mapping em INACH

Comentário arquitetônico lumínico: a introdução do mapping tomou o contexto do lugar, particularmente o forte vento da praça de Punta Arenas que está inserido, com este antecedente se modelou o edifício em 3D e a animação que simulava que este era levado pelo vento.

Imagem Cortesia de Delight Lab. “Luz Austral, uma viagem pela Patagônia”, mapping em INACH

Conteúdo do Mapping: Proyecto Sur
Música Original: Sergio Pérez e Eduardo Velásquez. Participação adicional de Lluvia Acida.
Uma produção do Conselho da Cultura e das Artes: CNCA Área de Novos Meios - CNCA Direção Regional de Magalhães
Data: Julho 2012
Apoio: INACH / Residência Proyecto Sur
Artistas: Eduardo Velásquez, Rodrigo Gómez, Sergio Pérez, Marco Martínez, Constanza Cabrera, Sergio Castro, Sandra Ulloa, Nataniel Alvarez, María Paz Calabrano, Cristian Valle, Delight Lab.

(5) Projeção Anamórfica: Sergio Larraín 
Valparaíso, Chile.

Instalação site-specific que consiste em utilizar o projetor de vídeos como se fora uma câmera fotográfica inversa, devolvendo a luz que capturou a câmera de Larraín há mais de 50 anos no mesmo lugar onde se tirou a fotografia, no presente.

Projeção Anamórfica: Sergio Larraín. Imagem Cortesia deDelight Lab

Para a intervenção utilizamos a técnica de mapping fotográfico, onde encaixamos todos os elementos arquitetônicos da foto com os do espaço real, ainda sim, os demais elementos da fotografia como é o cachorro e as crianças que ficam projetados em uma dimensão anamórfica, e apenas podem ser percebidos corretamente a partir do ângulo do projetor, por isso seu nome.

Mapping e desenvolvimento de conteúdos: Delight Lab
Implementação e equipes: Delight Lab
Música original: Max Soublette
Organização: FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA DE VALPARAÍSO 2012

Para conhecer outros trabalhos de Delight Lab, clique no seguinte link: Confabulación Pajarística, videomapping sobre as árvores do Parque Quinta Normal por Delight Lab

Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "5 intervenções de video mapping por Delight Lab" [Video Mapping: 5 intervenciones de luz, video y espacio por Delight Lab] 12 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771530/video-mapping-5-intervencoes-de-luz-video-e-espaco-por-delight-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.