O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Nilce Aravecchia e Ana Castro: Visões e representações da marginalidade no território

Nilce Aravecchia e Ana Castro: Visões e representações da marginalidade no território

Nilce Aravecchia e Ana Castro: Visões e representações da marginalidade no território

A Escola da Cidade compartilhou conosco mais uma palestra de seu curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura, trazendo, desta vez, as arquitetas e historiadoras Nilce Aravecchia e Ana Castro para apresentar o primeiro resultado de um diálogo com o grupo de pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade, na América Latina.

A aula discutiu as visões e representações da marginalidade no território: de Lima à metrópole latino-americana entre os anos 50 e 70, propondo uma discussão da cidade latino-americana. A aula baseou-se em construir o conceito de América Latina, introduzir o CEPAL e a Teoria da Dependência e discutir a ideia de marginalidade a partir dessa discussão. Em seguida, adentra-se o território de Lima, para entender melhor esta cidade e o período nacional-desenvolvimentismo, onde o arquiteto, e posteriormente presidente, Belaúnde Terry teve um importante papel. Por fim, comentou-se sobre arquiteto John Turner e o concurso Previ .

Nilce Aravecchia é arquiteta e urbanista pela Universidade de São Paulo (2000), mestre (2005) e doutora (2011) pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAUUSP. Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase nas pesquisas de história, atuando principalmente nos seguintes temas: história da habitação; o papel dos engenheiros e dos arquitetos no serviço público; história da tecnologia e da industrialização na arquitetura habitacional; arquitetura, habitação e processos de urbanização nas questões do desenvolvimento. Foi professora da Escola da Cidade.

Ana Claudia Castro possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2013) . Atualmente é professora doutora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo USP e Membro de corpo editorial da Revista Negativo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamento Sociais da Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, história, historiografia, cultura urbana, São Paulo. Foi professora da Escola da Cidade.

Via Escola da Cidade

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Nilce Aravecchia e Ana Castro: Visões e representações da marginalidade no território" 08 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771519/nilce-aravecchia-e-ana-castro-visoes-e-representacoes-da-marginalidade-no-territorio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.