Gramazio Kohler usa braço robótico para criar uma fachada de tijolos torcidos

Avanços nas tecnologias de computação e fabricação permitem que arquitetos criem projetos fantásticos com relativa facilidade, algo que, no passado, demandaria o trabalho de vários artesãos e construtores. Escritórios de arquitetura como Gramazio Kohler Architects são conhecidos por sua abordagem inovadora na fabricação digital, adaptando tecnologias de diversos campos ao projeto arquitetônico. Para criar essa impressionante fachada de tijolos para a Keller AG Ziegeleien, Gramazio Kohler usou um processo de produção robótico inovador chamado "ROBmade", que utiliza um robô para posicionar e assentar os tijolos.

Gramazio Kohler usa braço robótico para criar uma fachada de tijolos torcidos - Mais Imagens+ 10

Cortesia de Gramazio Kohler
Cortesia de Gramazio Kohler

O braço robótico recebe informações de um programa de modelagem 3D para posicionar cuidadosamente os milhares de tijolos em um gracioso padrão retorcido, automatizando grande parte do processo de construção. O braço pode desempenhar difíceis funções com enorme precisão, rotacionando os tijolos em múltiplas direções para criar um espaço entre cada tijolo e produzir curvas e formas complexas.

Cortesia de Gramazio Kohler

Gramazio Kohler emprega esse método de fabricação para executar tarefas intrincadas e repetitivas. Assim como mostrado no vídeo acima, o robô produz dúzias de peças idênticas que, devido à precisão com a qual são feitas, permitem que a fachada apresente elementos escultóricos rotacionados e continue sendo estruturalmente autoportante.

Cortesia de Gramazio Kohler
Cortesia de Gramazio Kohler

Nos últimos anos, Gramazio Kohler conduziu pesquisas semelhantes sobre produção automatizada de sistemas de parede. Em 2012 o escritório divulgou o vídeo sobre a “Flight Assembled Architecture", explorando outra forma dos robôs contribuírem com o processo construtivo, na qual robôs voadores empilham tijolos para formar uma torre curva sem a participação direta de seres humanos. Para saber mais sobre o trabalho de Gramazio Kohler, acesse a página de seu escritório.

Arquiteto: Gramazio Kohler Architects, Zurique
Cliente: Keller AG Ziegeleien
Colaboradores: Philipp Hübner (project lead), Matthias Helmreich, Kathrin Hiebler, Marion Ott, Sarah Schneider
Especialistas: Engenharia da fachada de aço: Bona + Fischer Ingenieurbüro AG, Winterthur
Fachada de vidro: Raumanzug GmbH, Zürich
Processamento de dados: R-O-B Technologies AG
Empreiteira: Brick: Keller Ziegeleien AG, Pfungen
Aço: Geilinger Fenster und Fassaden AG, Winterthur
Custo do projeto: 339.000 CHF
Fotografias: Cortesia de Gramazio Kohler Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Kunkel, Patrick. "Gramazio Kohler usa braço robótico para criar uma fachada de tijolos torcidos" [Gramazio Kohler's Robotic Arm Creates an Elegant Twisting Brick Facade] 27 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770736/gramazio-kohler-usa-braco-robotico-para-criar-uma-fachada-de-tijolos-torcidos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.