O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Casulos anexados a edifícios proporcionam abrigo para moradores de rua no Reino Unido

Casulos anexados a edifícios proporcionam abrigo para moradores de rua no Reino Unido

Casulos anexados a edifícios proporcionam abrigo para moradores de rua no Reino Unido
Casulos anexados a edifícios proporcionam abrigo para moradores de rua no Reino Unido, Vista externa. Cortesia de James Furzer
Vista externa. Cortesia de James Furzer

O sexto concurso anual “Space for New Visions” anunciou seu vencedor: um projeto intitulado "Homes for the Homeless", de James Furzer do estúdio Spatial Design Architects. Organizado pela FAKRO, uma fabricante global de coberturas translúcidas e escadas internas, e pela A10 Magazine for European Architecture, o concurso buscava propostas que incorporassem produtos da FAKRO. Reunindo ideias de diversas partes do mundo, os jurados da competição avaliaram os projetos a partir de parâmetros, como, por exemplo, conforto, impacto ambiental, funcionalidade e iluminação natural. Saiba mais sobre o projeto vencedor, a seguir.

Vista Interna. Cortesia de James Furzer
Vista Interna. Cortesia de James Furzer

Reconhecendo o problema da falta de habitação no Reino Unido, James Furzer focou em criar um espaço seguro para os desabrigados - que passam de 750 nas noites de Londres. Homes for the Homeless consiste em uma série de casulos que são anexados a edifícios existentes. Podendo ser usados tanto independentemente como em conjunto, formando uma comunidade de casulos, eles proporcionam abrigo contra o clima severo da Grã Bretanha.

Axonomátrica explodida. Cortesia de James Furzer
Axonomátrica explodida. Cortesia de James Furzer

Projetados para um orçamento limitado, os materiais usados em cada casulo podem variar, permitindo que o custo final continue baixo e que a estrutura modular se mimetize ao edifício "hospedeiro". Por terem caráter temporário, instituições de caridade cuidariam da manutenção e disponibilidade dos abrigos.

Vista Interna. Cortesia de James Furzer
Vista Interna. Cortesia de James Furzer
Vista externa. Cortesia de James Furzer
Vista externa. Cortesia de James Furzer

Com a crise econômica, o número de pessoas sem-teto está cada vez maior. Acompanhado pelo sentimento de isolamento, o morador de rua tem uma expectativa média de vida de 47 anos e são 35 vezes mais propensos a cometerem suicídio. Insultados, assediados e atacados pelo público, é difícil para o desabrigado melhorar de situação. Com Homes for the Homeless, James Furzer espera mudar as atitudes geral em relação aos moradores de rua.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Oh, Eric. "Casulos anexados a edifícios proporcionam abrigo para moradores de rua no Reino Unido" [These Detachable Pods Aim to Provide Shelter for Britain’s Homeless] 23 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770584/casulos-moveis-proporcionam-abrigo-para-moradores-de-rua-no-reino-unido> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.