Souto de Moura: “Os arquitetos vão ter de construir uma nova disciplina”

Homenageado pela Ordem dos Arquitetos de Portugal nesta última sexta-feira, 17 de julho, Eduardo Souto de Moura – segundo arquiteto português a ser laureado com o Prêmio Pritzker – concedeu uma entrevista à agência Lusa, onde destacou que "a arquitetura é dependente das condições do mundo e da cultura e não é uma arte autónoma", uma vez que "está ligada à economia, à cultura, aos conflitos e às vicissitudes".

Na entrevista, que aconteceu após a cerimônia na Casa das Artes do Porto, Souto de Moura esclareceu sua visão em relação à profissão, comentando: "ainda estamos muito ligados à imagem do arquiteto-artista na sua torre de marfim, e eu penso que isso vai acabar. Vem aí uma nova disciplina.”

"Quando houver um período mais sereno e mais estável do ponto de vista econômico, vai haver melhores condições de trabalho e outra arquitetura que será diferente desta a que eu fui habituado", afirmou, antecipando que "os arquitetos vão ter de construir uma nova disciplina.”

A homenagem ao arquiteto foi conduzida pelo artista plástico Pedro Cabrita Reis, que considera Souto de Moura “um poeta que ocasionalmente também faz arquitetura.”

Referência: País ao Minuto

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Souto de Moura: “Os arquitetos vão ter de construir uma nova disciplina”" 20 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770532/souto-de-moura-os-arquitetos-vao-ter-de-construir-uma-nova-disciplina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.