O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Alejandro Aravena, nomeado Diretor da Bienal de Veneza 2016

Alejandro Aravena, nomeado Diretor da Bienal de Veneza 2016

Alejandro Aravena, nomeado Diretor da Bienal de Veneza 2016
Alejandro Aravena, nomeado Diretor da Bienal de Veneza 2016, Alejandro Aravena. Image © Cristóbal Palma, Courtesy of la Biennale di Venezia
Alejandro Aravena. Image © Cristóbal Palma, Courtesy of la Biennale di Venezia

Hoje em Veneza, o Conselho de Administração da Biennale di Venezia nomeou o arquiteto chileno e jurado do Prêmio Pritzker Alejandro Aravena como o Diretor da  15ª Exposição Internacional de Arquitetura, que será realizada entre 28 de maio e 27 de novembro de 2016.

Citando a crescente popularidade e sucesso das Bienais anteriores, Paolo Baratta afirmou que "depois de muitos anos nos quais a Bienal de Arquitetura vem crescendo, agora podemos consolidar a decisão de fazê-la durar seis meses, dado a consistente e constante participação das escolas de arquitetura de todo o mundo que vêm para participar do projeto Biennale Sessions, e fizeram da Bienal de Arquitetura um lugar de peregrinação para os alunos e professores de universidades em diversos países, dos Estados Unidos até a China".

Em declaração divulgada pela Biennale di Venezia, o arquiteto Alejandro Aravena disse:

"Há várias batalhas que precisam ser conquistadas e várias fronteiras que deveriam ser ampliadas para melhorar a qualidade do que é construído e a consequente qualidade de vida das pessoas. É por isso que queremos que as pessoas venham visitar  a 15ª Exposição Internacional de Arquitetura: histórias de sucesso que valem a pena ser contadas e estudos de casos exemplares que valem bem a pena a ser compartilhadas onde a arquitetura fez, é ainda fará a diferença nestas batalhas e fronteiras".

"A 15ª Exposição Internacional de Arquitetura será a aprendizagem e o enfoque das arquiteturas através da inteligência, intuição ou ambos, que são capazes de escapar do status quo. Nós gostaríamos de apresentar casos que, apesar das dificuldades se propõem e fazer alguma coisa. Nós gostaríamos de mostrar que no permanente debate sobre a qualidade do construído, não há somente necessidade, mas também espaço para a ação no debate em curso sobre a qualidade dos edifícios".

Paolo Baratta, presidente da Bienal, em seguida, explicou a decisão do conselho, observando que "depois da Bienal experimental desenvolvida por Rem Koolhaas, inteiramente dedicada a investigação do curador, é nossa convicção de que devemos continuar com uma Bienal que incita aos arquitetos e está dedicada a explorar novas fronteiras que demonstram a vitalidade da arquitetura".

Alejandro Aravena é um dos fundadores do ELEMENTAL, um escritório de arquitetura com sede em Santiago, Chile.

Confira aqui nossa cobertura completa da Bienal de Veneza 2014.

Sobre este autor
AD Editorial Team
Autor
Cita: AD Editorial Team. "Alejandro Aravena, nomeado Diretor da Bienal de Veneza 2016" [Alejandro Aravena Appointed Director of the 2016 Venice Architecture Biennale ] 18 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770450/alejandro-aravena-diretor-da-bienal-de-veneza-2016> ISSN 0719-8906