O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Soluções de telhado verdes para edifícios sustentáveis

Soluções de telhado verdes para edifícios sustentáveis

Soluções de telhado verdes para edifícios sustentáveis
Soluções de telhado verdes para edifícios sustentáveis, Telhado Verde. Image © Ecotelhado
Telhado Verde. Image © Ecotelhado

Projetar edifícios sustentáveis é a melhor ferramenta do arquiteto para contribuir com a diminuição dos impactos causados ao meio ambiente e de reaproximar o homem da natureza. 

Projetos de edifícios sustentáveis devem prever a diminuição no consumo de água e armazenamento inteligente desse recurso, com tecnologias de reutilização da água e equipamentos de redução do consumo, por exemplo, torneiras e chuveiros com sensores ou temporizadores.

No que diz respeito à eficiência energética, podemos destacar as soluções de coberturas. Os telhados verdes, consistem na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeabilizada com manta de PVC com proteção anti-raízes, que pode ser uma laje plana sem inclinação alguma ou um telhado convencional, de até 20% de inclinação. A superfície impermeabilizada receberá os módulos Ecotelhado, uma fina camada de substrato e a vegetação.

Telhados verdes são uma ótima solução termo acústica, atuando como isolante evitando a transferência de calor, frio e ruído para o interior da edificação, desta forma, minimizam gastos energéticos com aquecimento e refrigeração.
Na hora de projetar um telhado verde é importante atentar para que a estrutura esteja dimensionada para suportar cargas de 40 a 300 kg/m² e não se esquecer de considerar um meio drenante a ser instalado abaixo dos módulos com bocais para escoamento da água de chuva, conforme norma ABNT/ NBR 10844. A retenção da água de chuva varia de 30 a 160 litros por metro quadrado, dependendo do sistema a ser utilizado.

 Assista ao vídeo:

Telhado Verde e Jardim Vertical

Outra opção interessante são os jardins verticais, que além do aumento da qualidade de vida gerado pelo contato com o verde, diminui a poluição do ar, melhorando a umidade atmosférica e colabora com o isolamento termo acústico.

A cobertura vegetal em muros e paredes dissipa ou consome a energia gerada pelo calor do sol pela evapotranspiração e pela fotossíntese, reduzindo significativamente a amplitude térmica do interior do edifício. Os módulos de Jardim Vertical Canguru da Ecotelhado® tem reserva de água, diminuindo a frequência de rega da vegetação.

Jardim Vertical. Image © Ecotelhado
Jardim Vertical. Image © Ecotelhado

Veja mais sobre os Telhados Verdes e Jardins Verticais aqui.

O Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana além de ser ecologicamente sustentável, também é economicamente vantajoso. O investimento no sistema tem retorno em uma média de 2 a 3 anos devido a dois fatores: a economia de água potável em até 70% gerada pela reutilização da água; e a economia de energia em climatização de 40%, devido ao conforto térmico proporcionado pela utilização do Ecotelhado® e da Ecoparede®. Veja mais sobre esse sistema aqui.

Assista ao vídeo:

Sistema Integrado de Reúso de Água

Há muitos outros parâmetros que devemos levar em conta, cada vez mais, desde os materiais, insumos e recursos escolhidos para construção e acabamentos, a organização do canteiro de obras, e até as técnicas construtivas.Para mais informações, clique aqui e veja o post que fizemos sobre a cartilha “Construções e Reformas Particular Sustentáveis”, lançada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Cartilha “Construções e Reformas Particular Sustentáveis”. Image © Ministério do Meio Ambiente
Cartilha “Construções e Reformas Particular Sustentáveis”. Image © Ministério do Meio Ambiente

Nós também fizemos um post específico sobre como “Projetar considerando a economia da água”, que você pode rever aqui.

A Ecotelhado®, é uma empresa brasileira que desde sua fundação, em 2005, desenvolve e fornece produtos e serviços criativos e sustentáveis, com o objetivo de diminuir os danos ambientais causados pelo crescimento populacional, pela falta de planejamento e poluição das grandes cidades.

Entre os principais produtos, estão: telhados verdes, jardins verticais, pavimentos permeáveis, cisternas subterrâneas e tratamento biológico de efluentes.

A Ecotelhado® conta com uma equipe de projetos de arquitetura sustentável especializada em adaptar a tecnologia desenvolvida pela empresa e empregá-la em novos projetos ou reformas de edificações já existentes. Ela também presta serviços para clientes finais e dá consultoria a outros arquitetos interessados na tecnologia.

Para saber mais, acesse: Ecotelhado, e o catálogo de produtos Ecotelhado® em Materials.

Sobre este autor
Cita: Materials. "Soluções de telhado verdes para edifícios sustentáveis" 30 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769105/solucoes-de-telhado-verdes-para-edificios-sustentaveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.