Conheça os empreendimentos onde serão instalados os vencedores do 3º Desafio de Design Odebrecht Braskem

Em breve conheceremos o vencedor do 3º Desafio de Design Odebrecht Braskem, cuja proposta é os estimular estudantes das universidades selecionadas a desenvolver mobiliário urbano com plástico.
Como dissemos em nosso post sobre terceira edição, os projetos vencedores serão instalados em três espaços de convivência de edifícios da Odebrecht Realizações Imobiliárias, todos na Zona Sul da capital: Parque da Cidade, Praça São Paulo e Projeto Nações Unidas.
Aqui você conhecerá alguns detalhes dos projetos. Confira.

3º Desafio de Design Odebrecht Braskem - Teaser 3

Parque da Cidade

Projeto Parque da Cidade. Estas imagens poderão sofrer alterações ao longo dos projetos executivos decorrentes de necessidades técnicas.. Image © Desafio de Design Odebrecht Braskem

O projeto do Parque da Cidade nasceu com a proposta de transformar parte de uma área degradada na capital paulista em referência de sustentabilidade e planejamento urbano, seguindo à legislação e os planos municipais estabelecidos pela Operação Urbana Água Espraiada da Prefeitura Municipal de São Paulo.

O eixo principal, organizador do empreendimento, é o parque linear, de gestão privada, com 62.000m² de áreas abertas ao público em geral, dotado de infraestrutura de serviços e lazer que garantirão o fluxo constante de pessoas sete dias por semana, inclusive fora do horário comercial.
No projeto paisagístico destaca-se o plantio de mais de mil árvores com um total de 22.000n² de áreas verdes. As áreas verdes minimizam as ilhas de calor, atuam como barreiras acústicas e barreiras de ventos e favorecem a retenção de águas pluviais com os jardins de chuva e bacias estendidas.

O Parque da Cidade ingressou no Climate Positive Development Program, iniciativa do grupo C40 Cities Climate Leadership, desenvolvida pela Fundação Clinton em parceria com o U.S Green Building Council, que atualmente apoia 17 projetos no mundo, escolhidos como referência para outros projetos quanto ao desenvolvimento urbano e à redução da emissão de CO2.

Ele também foi o primeiro a receber a certificação LEED ND nível Silver (Neighborhood Development), até então inédita na América do Sul, concedida a empreendimentos capazes de influenciar positivamente em seu entorno.

Entre as soluções de sustentabilidade previstas está a coleta de resíduos sólidos automática à vácuo, a partir de tubulações com entradas específicas para cada tipo de resíduo: reciclável; orgânico; e comum. A construção de estações de tratamento de efluentes, devolvendo a água à natureza em condições adequadas, o esgoto a vácuo e um sistema de irrigação inteligente, com estação meteorológica, são alguns dos destaques das soluções ligadas à gestão dos recursos hídricos.

Para aprimorar significativamente a acessibilidade ao local serão realizadas melhorias no acesso ao transporte público e a construção de generosas calçadas para pedestres. Estão previstos programas de incentivo à carona, com vagas preferenciais para carros compartilhados, além de vagas dedicadas para carros elétricos com pontos de recarga. E também ciclovia interna e bicicletários e vestiários.

Parque da Cidade / Ficha Técnica   

Projeto Arquitetônico:
 Aflalo & Gasperini Arquitetos.
Projeto dePaisagismo: Pamela Burton & Company e DW Santana             
Consultoria em sustentabilidade: Arup e CTE          
Área do terreno: 84 mil m² (aproximadamente)         
Frente do terreno: 450 metros de fachada para a Marginal Pinheiros.      
Área construída projetada: 600 mil m² (aproximadamente)          
Áreas Verdes:  22 mil m².

Praça São Paulo

Projeto Praça São Paulo. Estas imagens poderão sofrer alterações ao longo dos projetos executivos decorrentes de necessidades técnicas.. Image © Desafio de Design Odebrecht Braskem

O projeto Praça São Paulo foi desenvolvido segundo o conceito multiuso. Ele traz uma formatação inédita no Brasil, com uma das torres agregando quatro usos distintos - hotel, shopping, apartamentos residenciais e salas comerciais - e tem como vetor uma grande praça pública.

Ele visa contribuir com a proposta de planejamento urbano e com o adensamento ordenado da região a partir dos critérios estabelecidos pela Operação Urbana Água Espraiada, da Prefeitura Municipal de São Paulo.

O complexo participou da última edição do International Property Awards, conquistando o primeiro lugar nas categorias “Melhor Desenvolvimento” e “Melhor Arquitetura de Multiuso” do Brasil.

O conceito que norteou o desenvolvimento do Praça São Paulo é de uma cidade compacta, onde é possível morar, trabalhar, se divertir e ter acesso a serviços sem a necessidade de fazer grandes deslocamentos.      
Três das quatro torres serão compostas por escritórios corporativos. A quarta torre promove uma evolução do modelo multiuso e abrigará quatro tipos de uso, reunindo um hotel, salas comerciais, apartamentos residenciais e mall.

Apesar de conjugadas, cada área do edifício é independente (com entradas e saídas específicas), mantendo assim a privacidade de todos os usuários, além de possuir sistemas elétricos e hidráulicos distintos.

 Todas as torres corporativas do complexo contarão com o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedido pelo Green Building Council (GBC). Para obter esta certificação, o Praça São Paulo adota uma série de tecnologias que proporcionam maior eficiência energética – como lâmpadas de alta eficiência e vidros que garantem melhor aproveitamento da luz natural – e economia de água – com o reuso de águas pluviais, bacias com válvulas dual-flush e torneiras com fechamento automático e controle de vazão.

 O edifício multiuso foi desenvolvido segundo os critérios do selo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), concedido pela Fundação Vanzolini/USP. Inclusive, é o primeiro com este perfil que busca a certificação Aqua.

 O Praça São Paulo está localizado a 600 metros do Parque da Cidade. A expectativa é que haja sinergia entre os dois projetos, com os usuários do Praça São Paulo utilizando os serviços do Parque da Cidade e vice-versa. 

Projeto Nações Unidas

Aproveitando todas as inovações tecnológicas da arquitetura contemporânea, o empreendimento apresenta-se como referência em estética, funcionalidade, sustentabilidade e mobilidade.

O Projeto Nações Unidas, assim como o Parque da Cidade,também está localizado na Marginal Pinheiros. Trata-se de um empreendimento que contempla soluções e tecnologias de ponta voltadas para sustentabilidade.

Foi criado a partir de uma proposta urbanística que preocupa-se tanto com a  cidade quanto com as pessoas, e tira partido de um parque de 30.000 m2 em sinergia com torres residencial, comercial, corporativa, mall e um novo supermercado.   

Conheça mais sobre o Desafio de Design Odebrecht Braskem conheça as duas primeiras edições do programa clicando aqui. E a Poltrona Clarice, vencedora do primeiro desafio, em nosso Catálogo de Produtos.

Você poderá acompanhar todas as novidades do projeto aqui no ArchDaily Brasil e também no site do Desafio de Design.

Sobre este autor
Cita: Materials. "Conheça os empreendimentos onde serão instalados os vencedores do 3º Desafio de Design Odebrecht Braskem" 22 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768871/conheca-os-empreendimentos-onde-serao-instalados-os-vencedores-do-3o-desafio-de-design-odebrecht-braskem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.