Prédio Lapa / João Tiago Aguiar Arquitectos

Prédio Lapa / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos; João Tiago Aguiar Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  420
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto em causa trata da reconstrução de um edifício situado no bairro histórico da Lapa, em Lisboa.

O edifício existente, de pouca qualidade arquitetônica e em avançado estado de degradação foi demolido e reconstruído na totalidade, remodelando todo o interior pela reformulação da sua compartimentação, sem desvirtuar a memória da sua inserção e do seu enquadramento, salvaguardando o patrimônio urbano do Bairro, mas também introduzindo intervenções contemporâneas que marquem a época da sua execução.

© Fernando Guerra | FG+SG

Ambas as fachadas foram demolidas e reconstruídas, preservando a heterogeneidade da zona através da introdução de uma linguagem contemporânea, mantendo contudo a memória do edificado, através das métricas e materiais.

© Fernando Guerra | FG+SG

O edifício destina-se a habitação, implanta-se na extrema poente do lote e desenvolve-se em 4 pisos (sendo um semi-enterrado e o último correspondente ao aproveitamento de sótão), totalizando uma área bruta total de cerca de 350 m² para construção nova.

Corte

O programa comporta 3 apartamentos: 1 duplex T1 no piso semi-enterrado e piso 0, 1 T2 no piso 1, e 1 T3 duplex no piso 2 e respectivo aproveitamento de sótão. Foram previstos ainda 2 lugares de estacionamento no interior do lote. As comunicações verticais entre pisos são asseguradas por uma escada comum que de desenrola no miolo do edifício. 

© Fernando Guerra | FG+SG

No duplex do piso 0 + piso semi-enterrado a entrada faz-se pelo nível mais alto. Acede-se assim a um espaço amplo que se debruça sobre o piso inferior e que permite desde logo uma percepção geral de toda a área bem como a vista do espaço exterior/logradouro, de uso exclusivo desta fracção. O piso inferior abre-se todo para este jardim com piscina, ficando as zonas sociais junto à fachada sob um duplo pé direito. 

Planta Baixa

O T2 do piso 1 foi projetado sem grandes virtuosismos dado servir para realojar uma inquilina que habitava no prédio há mais de 50 anos. 

© Fernando Guerra | FG+SG

No T3 duplex dos pisos superiores, habitação dos proprietários do prédio, a entrada faz-se pelo piso inferior, reservado à zona dos quartos. Deste piso, e logo junto à entrada, arranca uma escada que nos liga ao piso superior, reservado à zona social. Os tectos acompanham o desenho da cobertura, rasgando-se em duas mansardas sobre a fachada principal e abrindo-se num terraço a tardoz, de onde se têm as melhores vistas da cidade e do rio.

© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Prédio Lapa / João Tiago Aguiar Arquitectos" [LAPA BUILDING / João Tiago Aguiar Arquitectos] 27 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767459/predio-lapa-joao-tiago-aguiar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.