O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Emerging Objects cria pavilhão através de impressão 3D com cimento

Emerging Objects cria pavilhão através de impressão 3D com cimento

Emerging Objects cria pavilhão através de impressão 3D com cimento
Emerging Objects cria pavilhão através de impressão 3D com cimento, © Matthew Millman Photography
© Matthew Millman Photography

Na sequência de outras experimentações com impressão 3D, como por exemplo a casa "impressa" com sal e a coluna inspirada em técnicas incas que resiste a terremotos, o estúdio californiano Emerging Objects desenvolveu o Bloom, um pavilhão construído a partir de 840 blocos únicos, impressos com cimento portland.

O pavilhão de 2,7 metros de altura apresenta uma planta cruciforme, porém, sua geometria muda à medida que a construção se eleva, rotacionando gradativamente a planta em 45 graus. Na fachada, perfurações são mapeadas nos blocos de cimento para criar um padrão inspirado nas tradicionais flores tailandesas.

© Matthew Millman Photography © Matthew Millman Photography © Matthew Millman Photography © Matthew Millman Photography + 16

© Matthew Millman Photography
© Matthew Millman Photography

Os blocos são impressos com cimento portland livre de óxidos de ferro, o que rende ao material uma coloração mais clara, e um polímero resistente aos raios UV que reduz em 50% a produção de gases de efeito estufa oriunda das resinas necessárias ao processo de impressão 3D.

© Matthew Millman Photography
© Matthew Millman Photography

Impressos em uma central que contava com 11 impressoras 3D, cada bloco é numerado, eliminando a necessidade de complexos desenhos construtivos - em vez disso, a construção do pavilhão foi guiada por uma planilha que determinada a posição exata de cada bloco numerado.

© Matthew Millman Photography
© Matthew Millman Photography

Os blocos de cimento não necessitam de apoios adicionais, assim, o interior do pavilhão é definido apenas por sua grelha estrutural. Esse sistema foi inspirado na Iglesia Cristo Obrero, do arquiteto uruguaio Eladio Dieste; já a forma teve inspiração na obra Torqued Elipse, de Richard Serra.

Ano do projeto: 2015
Equipe de projeto: Ronald Rael, Virginia San Fratello, Kent Wilson, Alex Schofield, Sofia Anastassiou, Yina Dong, Dr. Stephan Adams, Alex Niemeyer, Ari Oppenhiemer, Reem Makkawi, Steven Huang.
Vídeo: Sofia Anastassiou
Informações adicionais: A construção de Bloom foi possível graças a uma parceria entre a PrintFARM (Print Facility for Architecture, Research, and Materials) da University of California Berkeley College of Environmental Design e o Siam Cement Group (SCG Thailand).
Fotografias: Matthew Millman Photography

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Rory Stott
Autor
Cita: Stott, Rory. "Emerging Objects cria pavilhão através de impressão 3D com cimento" [Emerging Objects Creates "Bloom" Pavilion from 3D Printed Cement] 02 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764700/emerging-objects-cria-pavilh> ISSN 0719-8906