Emerging Objects cria pavilhão através de impressão 3D com cimento

Na sequência de outras experimentações com impressão 3D, como por exemplo a casa "impressa" com sal e a coluna inspirada em técnicas incas que resiste a terremotos, o estúdio californiano Emerging Objects desenvolveu o Bloom, um pavilhão construído a partir de 840 blocos únicos, impressos com cimento portland.

O pavilhão de 2,7 metros de altura apresenta uma planta cruciforme, porém, sua geometria muda à medida que a construção se eleva, rotacionando gradativamente a planta em 45 graus. Na fachada, perfurações são mapeadas nos blocos de cimento para criar um padrão inspirado nas tradicionais flores tailandesas.

Emerging Objects cria pavilhão através de impressão 3D com cimento - Mais Imagens+ 11

© Matthew Millman Photography

Os blocos são impressos com cimento portland livre de óxidos de ferro, o que rende ao material uma coloração mais clara, e um polímero resistente aos raios UV que reduz em 50% a produção de gases de efeito estufa oriunda das resinas necessárias ao processo de impressão 3D.

© Matthew Millman Photography

Impressos em uma central que contava com 11 impressoras 3D, cada bloco é numerado, eliminando a necessidade de complexos desenhos construtivos - em vez disso, a construção do pavilhão foi guiada por uma planilha que determinada a posição exata de cada bloco numerado.

© Matthew Millman Photography

Os blocos de cimento não necessitam de apoios adicionais, assim, o interior do pavilhão é definido apenas por sua grelha estrutural. Esse sistema foi inspirado na Iglesia Cristo Obrero, do arquiteto uruguaio Eladio Dieste; já a forma teve inspiração na obra Torqued Elipse, de Richard Serra.

Ano do projeto: 2015
Equipe de projeto: Ronald Rael, Virginia San Fratello, Kent Wilson, Alex Schofield, Sofia Anastassiou, Yina Dong, Dr. Stephan Adams, Alex Niemeyer, Ari Oppenhiemer, Reem Makkawi, Steven Huang.
Vídeo: Sofia Anastassiou
Informações adicionais: A construção de Bloom foi possível graças a uma parceria entre a PrintFARM (Print Facility for Architecture, Research, and Materials) da University of California Berkeley College of Environmental Design e o Siam Cement Group (SCG Thailand).
Fotografias: Matthew Millman Photography

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Emerging Objects cria pavilhão através de impressão 3D com cimento" [Emerging Objects Creates "Bloom" Pavilion from 3D Printed Cement] 02 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764700/emerging-objects-cria-pavilh> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.