O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Paris implementa medida que diminui pela metade o número de automóveis em circulação

Paris implementa medida que diminui pela metade o número de automóveis em circulação

Paris implementa medida que diminui pela metade o número de automóveis em circulação
Paris implementa medida que diminui pela metade o número de automóveis em circulação, "Le périphérique": anél viário que circunda grande parte do município de Paris. ImageFotografia: François Mori, via Le Monde
"Le périphérique": anél viário que circunda grande parte do município de Paris. ImageFotografia: François Mori, via Le Monde

Após alguns dias de negociação, as autoridades parisienses decidiram implementar a circulação alternada de veículos na capital francesa, medida que entrou em vigor nesta segunda-feira, 23 de março, reduzindo pela metade o numero de carros em circulação na cidade.

A decisão foi tomada após o Airparif, observatório da qualidade do ar na região de Île-de-France, ter apontado um nível de partículas finas (PM10) por metro cúbico de ar acima do limite aceitável – que é de 50 microgramas – na região parisiense.

O princípio da estratégia é bastante simples: os veículos leves (carros e motos particulares) com placas ímpares só podem circular nos dias ímpares. Aqueles com placas pares, por sua vez, circulam apenas em dias pares.

Esta é a segunda medida restritiva a automóveis que entra em vigor nas últimas semanas. Dia 18 deste mês as autoridades limitaram a velocidade dos veículos a 20 quilômetros por hora.

Torre Eiffel durante pico de poluição atmosférica. ImageVia Brasil Post
Torre Eiffel durante pico de poluição atmosférica. ImageVia Brasil Post

Para garantir que a medida seja respeitada, a prefeitura estabeleceu algumas ações que incentivam o uso do transporte público para todos, não apenas aqueles cujos carros estejam proibidos de circular. Entre estas ações estão: uma hora de Autolib gratuita para os bilhetes de um dia de duração; uso gratuito da Vélib’ (sistema público de bicicletas de aluguel); estacionamento gratuito para os veículos impedidos de trafegar; e gratuidade em todos os transportes de massa (metrô, ônibus, bonde e RER) nas zonas onde a nova medida restritiva se aplica.

Vélib’ - Sistema público de aluguel de bicicletas de Paris
Vélib’ - Sistema público de aluguel de bicicletas de Paris

Além disso, cerca de mil policiais foram colocados nas ruas para impedir infrações. As multas são de 22 euros se o infrator deixar imediatamente de conduzir e 35 euros se ele for novamente autuado. A nova medida não é aplicada a veículos “limpos” (elétricos, híbridos ou a gás) nem a veículos com três ou mais passageiros.

Referência: Le Monde e Brasil Post

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Paris implementa medida que diminui pela metade o número de automóveis em circulação" 27 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764494/paris-implementa-medida-que-diminui-pela-metade-o-numero-de-automoveis-em-circulacao> ISSN 0719-8906