Paulo Mendes da Rocha, Bjarke Ingels e Alejandro Aravena marcam presença no Forum Rio Academy para discutir o futuro das cidades em países emergentes

Poucos lugares no mundo seriam tão ideais como o Rio de Janeiro para discutir o futuro das grandes cidades em países emergentes. Com toda a sua diversidade, prestes a sediar as Olimpíadas e à espera de grandes mudanças, o cenário oferece conteúdo suficiente para uma ampla reflexão sobre a produção de arquitetura e urbanismo de uma forma global.

Com o objetivo de estimular o debate e a troca de experiências, o Rio Academy reunirá uma equipe composta por arquitetos de renome, acadêmicos, profissionais de diversas áreas em 2 dias de Conferências e 5 dias de Workshops.

A partir do tema central O Futuro das Grandes Cidades em Países Emergentes, os participantes apresentarão ideias para a Cidade do Rio de Janeiro em cinco subtemas: Patrimônio arquitetônico; Mobilidade urbana; Urbanismo espontâneo/Cidade informal; Soluções efêmeras; e Desigualdade social. Os trabalhos, selecionados por um júri, serão doados à cidade pelos seus 450 anos e pelos 50 anos do Parque do Flamengo.

A exemplo de experiências mundiais como o Grand Paris, o Berlin Agenda 21, o Istanbul Digital City ou o Randstad 2040, o Rio Academy propõe aliar a reflexão sobre a experiência e a proposição efetiva de soluções arquitetônicas e urbanísticas para as cidades, apresentando-se como relevante parceiro na busca da sustentabilidade na vida contemporânea.

O evento ocorrerá nas instalações do MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – e conta com as presenças já confirmadas do Pritzker Paulo Mendes da Rocha (Brasil) e dos conferencistas Bjarke Ingels (Dinamarca; BIG); Reinier de Graaf (Holanda; OMA); Alejandro Aravena (Chile; Elemental); Giancarlo Mazzanti (Colômbia). Os trabalhos das equipes inscritas nos Workshops serão inspirados por palestrantes como Pedro Évora e Pedro Rivera, do escritório RUA Arquitetos (Brasil), Jorge Mario Jauregui (Argentina), Clovis Cunha (Brasil), Marcello Dantas (Brasil) e Washington Fajardo (Brasil).

Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo

  • Data: 20 a 26 de Julho
  • Local: MAM
  • Endereço: Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo / 20021-140 Rio de Janeiro, RJ
  • Organização: Rio Academy / Tatac
  • Informações e inscrições: www.rio.academy

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Paulo Mendes da Rocha, Bjarke Ingels e Alejandro Aravena marcam presença no Forum Rio Academy para discutir o futuro das cidades em países emergentes" 19 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764095/paulo-mendes-da-rocha-bjarke-ingels-e-alejandro-aravena-marcam-presenca-no-forum-rio-academy> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.