O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Arquitetos argentinos vencem concurso da UNESCO para o novo Centro Cultural de Bamiyan

Arquitetos argentinos vencem concurso da UNESCO para o novo Centro Cultural de Bamiyan

Arquitetos argentinos vencem concurso da UNESCO para o novo Centro Cultural de Bamiyan
Arquitetos argentinos vencem concurso da UNESCO para o novo Centro Cultural de Bamiyan, Proposta vencedora. Proposta vencedora
Proposta vencedora. Proposta vencedora

Uma equipe de arquitetos argentinos liderado por Nahuel Recabarren foi eleita vencedora do concurso internacional da UNESCO para projetar o Centro Cultural de Bamiyan no Afeganistão. Selecionado entre 1.070 propostas de 117 países, o projeto vencedor, intitulado "A eterna presença da ausência", juntamente com quatro finalistas, foi eleito por um júri composto por sete especialistas, entre os quais Ajmal Maiwandi e Cameron Sinclair.

Ao anunciar o vencedor, Paolo Fontani, Diretor do escritório da UNESCO no Afeganistão, disse que "esse concurso foi a oportunidade de criar um novo padrão para o desenvolvimento arquitetônico e cultural no Afeganistão."

Saiba mais sobre o projeto vencedor, a seguir

Proposta vencedora, prancha #01. Proposta vencedora
Proposta vencedora, prancha #01. Proposta vencedora

A proposta vencedora foi aprovada pelo presidente afegão, Ashraf Ghani, que reconheceu oficialmente o processo de seleção da UNESCO para o projeto do novo Centro Cultura de Bamiyan, e expressou seu interesse pela proteção do patrimônio cultural do Afeganistão.

Segundo o memorial do projeto, "o Centro Cultural de Bamiyan busca criar um novo centro vital para a comunidade e fomentar o intercâmbio de ideias. Para tanto, nossa proposta tenta criar não um edifício-objeto, mas um lugar de encontro; um sistema de espaços negativos onde a impressionante paisagem dos Budas de Bamiyan se entrelaça com a rica atividade cultural que o centro gerará.

Proposta vencedora, prancha #02. Proposta vencedora
Proposta vencedora, prancha #02. Proposta vencedora

"O centro cultural Bamiyan não é, então, construído, mas encontrado ou descoberto entalhando o solo. Essa estratégia arquitetônica primordial cria o mínimo de impacto e se integra totalmente à paisagem, tirando vantagem da inércia térmica e do isolamento do solo."

Considerando o tema da unidade nacional para promover a proteção do patrimônio e a identidade cultural , o júri valorizou a proposta da equipe argentina pela "sensível estratégia geral que produz uma elegante sequência de acessos e o mínimo de impacto visual.

Proposta vencedora, prancha #03. Proposta vencedora
Proposta vencedora, prancha #03. Proposta vencedora

Além do primeiro lugar - que recebeu US$ 25 mil -, o júri ofereceu US$ 8 mil a cada um dos outros quatro finalistas.

País: Turquia
Líder de projeto: Ahmet Balkan
Equipe de projeto: Emre Bozatli

País: França
Líder de projeto: Noel Domínguez
Equipe de projeto: Zoe Salvaire, Agathe Culot, Anna Kampmann e Alexandre Ferron
Escritório: Noel Domingue Architecte - NDA

País: Nova Zelândia
Líder de projeto: Costas Nicolaou
Equipe de projeto: Constantinos Marcou

País: Holanda
Líder de projeto: Graham Baldwin
Equipe de projeto: Alessandra Covini

Uma exposição virtual com todas as propostas enviadas ao concurso estará disponível na página da UNESCO Afeganistão até meados de março. Segundo os organizadores do concurso, a execução do projeto será iniciada imediatamente.

Reveja a cobertura do concurso aqui.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Arquitetos argentinos vencem concurso da UNESCO para o novo Centro Cultural de Bamiyan" [Arquitectos argentinos obtienen primer lugar en concurso UNESCO para diseñar centro cultural en Afganistán] 03 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762985/arquitetos-argentinos-vencem-concurso-da-unesco-para-o-novo-centro-cultural-de-bamiyan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.