O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. HHbR desenvolve um "modelo palladiano" de habitação acessível contemporânea

HHbR desenvolve um "modelo palladiano" de habitação acessível contemporânea

HHbR desenvolve um "modelo palladiano" de habitação acessível contemporânea
HHbR desenvolve um "modelo palladiano" de habitação acessível contemporânea, Cortesia de HHbR
Cortesia de HHbR

O escritório londrino Henley Halebrown Rorrison’s (HHbR) divulgou uma proposta de habitação acessível baseada em um modelo inspirado na Villa Capra (1566-1571) de Andrea Palladio, localizada próximo a Vicenza. O modelo se articula em torno da ambição dos empreendedores de oferecer unidades de dois quartos para casais com filhos pequenos e famílias monoparentais que ganham demais para se inserir em projetos de habitação social mas que não conseguem, todavia, bancar o preço de mercado do Reino Unido.A 

A simples ambição consiste em criar habitações que sejam "iluminadas", espaçosas e composta por cômodos bem dimensionados." Isso é sustentado por um "desejo de apoiar uma arquitetura que reconheça a importância da comunidade e ofereça espaços compartilhados para o encontro dos moradores."

Plantas. Cortesia de HHbR
Plantas. Cortesia de HHbR

Segundo os arquitetos, "o plano Pocket Rotunda compartilha a simetria biaxial da celebrada Villa de Palladio. A proposta reduz os aspectos mais funcionais dos espaços domésticos - a cozinha, o banheiro e a despensa - para criar uma série de espaços enfileirados; a intensão é que os moradores aproveitem a generosidade e flexibilidade de seus apartamentos. A cozinha, assim como o banheiro e a despensa, é revogada a um espaço de "serviço", minimizando o constrangimento ergonômico e os requisitos de necessários para o funcionamento desses espaços cuidadosamente dimensionados."

Ilustrações espaciais. Cortesia de HHbR
Ilustrações espaciais. Cortesia de HHbR

"O planejamento eficiente reduz os custos do apartamento mas também pode, em maior escala, ser usado para subsidiar equipamentos compartilhados para os moradores. Devido à faixa de renda em questão, não há incentivos para construir apartamentos na cobertura. Os equipamentos são, então, divididos entre a cobertura jardim e o primeiro pavimento com espaços coletivos de trabalho e quartos sobressalentes, tornando mais acessível a compra dos apartamentos. A torre resultante se integra à cidade através de atividades comerciais, como padarias e outros comércios, que atendem, além dos moradores, uma comunidade mais ampla.

Vista Isométrica. Cortesia de HHbR
Vista Isométrica. Cortesia de HHbR
Diagrama. Cortesia de HHbR
Diagrama. Cortesia de HHbR
Cita: Taylor-Foster, James. "HHbR desenvolve um "modelo palladiano" de habitação acessível contemporânea" [HHbR Develop A "Palladian Model" For Contemporary Affordable Housing] 27 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762743/hhbr-desenvolve-um-modelo-palladiano-de-habitacao-acessivel-contemporanea> ISSN 0719-8906