"Peso, Orgulho e Criatividade" em "Bärande Möte" de Daniel Elis Karlsson e Pauline Algeröd

Na antiga cidade portuária de Gothenburg, na costa oeste da Suécia, se localiza "Bärande Möte", um pavilhão de vidro e concreto de Daniel Ellis Karlsson and Pauine Algeröd.

Vigas de concreto são suspensas no ar por paredes portantes de vidro, invertendo a tradicional hierarquia estrutural entre os dois materiais e permitindo vistas ininterruptas para o rio. Saiba mais sobre esse projeto e veja algumas imagens selecionadas, a seguir.

© Daniel Elis Karlsson

Os estudantes da Chalmers School of Architecture, Karlsson e Algeröd foram recentemente nomeados os "Concrete Designers of the Year" pela revista Betong, portal oficial da Swedish Concrete and Cementation. O prêmio, concedido anualmente, reconhece o peso, orgulho e criatividade no projeto em concreto.

© Daniel Elis Karlsson

"Bärande Möte" está localizado no cais de Gothenburg, atualmente em desuso e passando por uma remodelação para se tornar um destino turístico. Com belas vistas para o rio, o projeto precisava funcionar como abrigo contra os fortes ventos sem comprometer a perspectiva para a paisagem.

© Daniel Elis Karlsson

Uma série de encaixes nas vigas e concreto permite que estas se apoiem sobre as paredes do pavilhão, compostas por painéis de vidro laminado. Os painéis estão arranjados de modo a formar ângulos, aumentando a estabilidade e resistência, e as vigas funcionam como amarrações, deixando a estrutura ainda mais estável e pesada. Nenhum outro elemento estrutural foi usado.

Cortesia de Daniel Elis Karlsson e Pauline Algeröd

Conectando o pavilhão ao seu entorno imediato, uma série de cubos de madeira que servem como assentos fazem de Bärande Möte um lugar de refúgio em um ambiente exposto às intempéries. 

Cortesia de Daniel Elis Karlsson e Pauline Algeröd

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arcilla, Patricia. ""Peso, Orgulho e Criatividade" em "Bärande Möte" de Daniel Elis Karlsson e Pauline Algeröd" ["Weight, Pride and Creativity" in Daniel Elis Karlsson and Pauline Algeröd's "Bärande Möte"] 16 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762083/peso-orgulho-e-criatividade-em-barande-mote-de-daniel-elis-karlsson-and-pauline-algerod> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.