Perkins + Will encontra nova utilidade para tubos de papelão

Em escritórios de arquitetura os tubos de papelão usados para guardar grandes rolos de papel parecem se multiplicar a uma taxa alarmante, ocupando cada canto até atingir o teto. A equipe de Boston do escritório Perkins + Will inventou uma solução simples para conter a proliferação dos tubos de papelão na forma de uma divisória que se comporta simultaneamente como barreira sonora e visual, além de servir como espaço de armazenamento. Composta por dúzias de tubos de papelão reciclados encaixados em uma estrutura de compensado de madeira, a "parede" oferece espaços para guardar desenhos, serve de proteção contra a incidência solar e constitui um elemento lúdico que se insere bem no ambiente de trabalho.

Saiba mais sobre a solução encontrada por Perkins + Will para reaproveitar os tubos de papelão.

Perkins + Will  encontra nova utilidade para tubos de papelão  - Mais Imagens+ 8

Os tubos de papelão são a abstração de toras de madeira empilhadas. Cortesia de Perkins + Will

Inspirado na imagem de troncos de madeira empilhados para lenha, os arquitetos buscaram reduzir o espaço ocupado pelos tubos de papelão e, ao mesmo tempo, preservar a estética minimalista do escritório. A parede porosa é a abstração de uma pilha de madeira, dividindo elegantemente o espaço ao passo que preserva a funcionalidade necessária dentro de um escritório de arquitetura.

Render da primeira fase. Cortesia de Perkins + Will

A beleza dessa divisória está em sua simplicidade: suspensos por cabos de aço quase invisíveis, dois painéis de compensado de madeira são unidos por finas hastes de apoio e preenchidos por tubos de papelão. Os tubo passam de fato pelo ciclo completo, de um componente da produção arquitetônica a um elemento de design. 

Cortesia de Perkins + Will
Plano de implementação . Cortesia de Perkins + Will

Na filial em Boston, o primeiro protótipo da parede de tubos divide o espaço de trabalho da cozinha, criando uma barreira sonora no espaço aberto. Existe também o potencial de uso dessas estruturas fora de escritórios de arquitetura, com oportunidades de implementação em lojas e espaços residenciais e acadêmicos, onde podem servir como dispositivos de sombreamento e elementos escultóricos. 

Primeira fase instalada. Cortesia de Perkins + Will

Perkins + Will  encontra nova utilidade para tubos de papelão  - Mais Imagens+ 8

Sobre este autor
Cita: MacLeod, Finn. "Perkins + Will encontra nova utilidade para tubos de papelão " [Recycling In Practice: Perkins + Will Finds New Life for Cardboard Tubes] 02 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759657/perkins-plus-will-encontra-nova-utilidade-para-tubos-de-papelao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.