O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. ThyssenKrupp promete revolucionar o projeto de arranha-céus através de uma inovação em elevadores

ThyssenKrupp promete revolucionar o projeto de arranha-céus através de uma inovação em elevadores

ThyssenKrupp promete revolucionar o projeto de arranha-céus através de uma inovação em elevadores
ThyssenKrupp promete revolucionar o projeto de arranha-céus através de uma inovação em elevadores, © ThyssenKruppe
© ThyssenKruppe

A fabricante de elevadores ThyssenKrupp divulgou seu mais recente avanço tecnológico, um elevador multidirecional sem cabos que tem o potencial de revolucionar a dimensão e a forma dos arranha-céus do futuro. Operando através de tecnologia magnética similar à utilizada nos trens Maglev, com cada cabine contando com seu motor individual, o sistema de elevadores "MULTI" cria a possibilidade das cabines se deslocarem também horizontalmente, permitindo, por sua vez, que diversas cabines operem em um único sistema.

"MULTI representa um momento de orgulho na história da ThyssenKrupp", disse o CEO Andreas Schierenbeck. "Por ano, os funcionários de escritórios de Nova Iorque gastam ao todo uma quantidade de tempo equivalente a 16,6 anos esperando os elevadores, e 5,9 anos dentro deles. Esses dados mostram o quão importante é aumentar a disponibilidade dos elevadores."

Por outro lado, as várias cabines permitidas pelo MULTI fazem com que o tempo máximo de espera pelos elevadores seja de 15-30 segundos, independente do tamanho do edifício. E quando se trata de tamanho, MULTI apresenta uma vantagem: livre da restrição de apenas uma cabine por fosso - que consome a área útil dos pavimentos dos edifícios - MULTI suprime um importante fator limitante da altura dos edifícios. Além disso, com as cabines podendo passar para dutos horizontais, grandes edifícios não precisarão mais se organizar em torno de um único núcleo vertical.

Torre de testes da ThyssenKruppe em Rottweil, Alemanha, atualmente em construção. Imagem © ThyssenKruppe
Torre de testes da ThyssenKruppe em Rottweil, Alemanha, atualmente em construção. Imagem © ThyssenKruppe

"Embora a altura ideal para a instalação do MULTI seja edifícios com mais de 300 metros, esse sistema não é limitado pela altura da edificação", explica a companhia. "O projeto de edifícios não será mais limitado pela altura ou alinhamento vertical das colunas de elevadores, abrindo possibilidades nunca antes imaginadas por arquitetos e empreendedores."

No entanto, o sistema MULTI está ainda alguns anos longe de ser comercializado. A ThyssenKrupp iniciou recentemente a construção de sua torre de testes em Rottweil, Alemanha, e espera ter um protótipo do MULTI pronto para os testes até o final de 2016. 

Cita: Stott, Rory. "ThyssenKrupp promete revolucionar o projeto de arranha-céus através de uma inovação em elevadores" [ThyssenKrupp Promises to Revolutionize Skyscraper Design with Elevator Innovation] 16 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759065/thyssenkrupp-promete-revolucionar-o-projeto-de-arranha-ceus-atraves-de-uma-inovacao-em-elevadores> ISSN 0719-8906