TCA Think Tank cria um "pavilhão parasita" durante um workshop em Veneza

© Marco Cappelletti

Projetando sombras complexas e envolvendo os visitantes em espaços que se parecem com labirintos, o Parasite Pavilion foi construído como parte do evento Synergy & Symbiosis que aconteceu na Bienal de Veneza 2014 e reunia o melhor da UABB Shenzhen e da Bienal de Hong Kong de 2005 a 2014. Baseado no pavilhão Bug Dome - um experimento similar realizado em 2009 em Hong Kong, construído por Weak! Architects como um ícone da "arquitetura ilegal" - esse novo pavilhão é o produto de um intenso workshop de cinco dias que contou com a colaboração de arquitetos da Europa, Austrália e China. Saiba mais sobre o pavilhão e o workshop, a seguir.

TCA Think Tank cria um pavilhão parasita durante um workshop em Veneza - Mais Imagens+ 17

© Marco Cappelletti

O Domo oferece sombreamento, proteção, um momento de fuga do entorno - a exposição Absorbing Modernity -, e proporciona uma experiência tangível dos elementos da arquitetura. Vários conceitos do design tradicional chinês dão forma à organização espacial do pavilhão. Uma camada de tecido proporciona apoio estrutural, ao passo que acima deste uma rede metálica é utilizada para posicionar uma série de arcos. Produzidos localmente, materiais industriais foram amplamente empregados, com arames, redes de metal e canos de PVC criando arcos portantes que podem ser facilmente construídos e desmontados após o evento.

© Marco Cappelletti
© Marco Cappelletti

A geometria geral do espaço é ditada por duas curvas que, simultaneamente, definem os limites da superfície e interagem com a estrutura existente para criar uma composição espacial vibrante. O elemento final é o piso de cascalho de vários tamanhos, correspondendo à escada dos espaços individuais. Ao adentrar o espaço, o visitante experiencia momentos de compressão e expansão ao passo que a escala dos espaços internos progressivamente aumenta. O espaço se comprime uma vez mais em direção à saída, emoldurando a vista para o Arsenale do outro lado do canal.

© Marco Cappelletti

Talvez mais importante, como explicam os projetistas, "o Domo é uma experimentação que vai além da forma e composição arquitetônica tradicional e prevê aspectos fundamentais do espaço arquitetônico chinês."

© Marco Cappelletti
© Marco Cappelletti

O Bug Dome Workshop foi uma colaboração entre a equipe de curadores da China na Bienal de Veneza: Jiang Jun, diretor da Urban China Magazine, Pier Alessio Rizzardi, fundador do TCA Think Tank, a equipe da UABB Shenzhen e Bienal de Hong Kong, Ole Bauman, Du Juan, Ou Ning, Hsieh Ying Chun, e Weak! Architects.

Designer: Pier Alessio Rizzardi
Equipe de projeto: Martin Huba, Zhang Hankun
Workshop Team: Muratori Martina, Jocelyn Fu, Regina Kaluzny, Siyin Wang, Lucia Bertaggia, Maria Bertaggia, Hu Yalin, Alessandro Zorzetto, Edoardo Giancola, Ilgin Ezgi Tunc.
Em colaboração com: Hsieh Ying Chun | WEAK! Architects
Referência: Cacoon by 弱!建筑 Weak! Architecture in UABB 2009
Curador: Jiang Jun | Urban China Magazine

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rawn, Evan. "TCA Think Tank cria um "pavilhão parasita" durante um workshop em Veneza" [TCA Think Tank Creates "Parasite Pavilion" With Five-Day Workshop in Venice] 13 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758882/tca-think-tank-cria-um-pavilhao-parasita-durante-um-workshop-em-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.