O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. TCA Think Tank cria um "pavilhão parasita" durante um workshop em Veneza

TCA Think Tank cria um "pavilhão parasita" durante um workshop em Veneza

TCA Think Tank cria um "pavilhão parasita" durante um workshop em Veneza
© Marco Cappelletti
© Marco Cappelletti

Projetando sombras complexas e envolvendo os visitantes em espaços que se parecem com labirintos, o Parasite Pavilion foi construído como parte do evento Synergy & Symbiosis que aconteceu na Bienal de Veneza 2014 e reunia o melhor da UABB Shenzhen e da Bienal de Hong Kong de 2005 a 2014. Baseado no pavilhão Bug Dome - um experimento similar realizado em 2009 em Hong Kong, construído por Weak! Architects como um ícone da "arquitetura ilegal" - esse novo pavilhão é o produto de um intenso workshop de cinco dias que contou com a colaboração de arquitetos da Europa, Austrália e China. Saiba mais sobre o pavilhão e o workshop, a seguir.

© Marco Cappelletti © Marco Cappelletti © Marco Cappelletti © Marco Cappelletti + 22

© Marco Cappelletti
© Marco Cappelletti

O Domo oferece sombreamento, proteção, um momento de fuga do entorno - a exposição Absorbing Modernity -, e proporciona uma experiência tangível dos elementos da arquitetura. Vários conceitos do design tradicional chinês dão forma à organização espacial do pavilhão. Uma camada de tecido proporciona apoio estrutural, ao passo que acima deste uma rede metálica é utilizada para posicionar uma série de arcos. Produzidos localmente, materiais industriais foram amplamente empregados, com arames, redes de metal e canos de PVC criando arcos portantes que podem ser facilmente construídos e desmontados após o evento.

© Marco Cappelletti
© Marco Cappelletti
© Marco Cappelletti
© Marco Cappelletti

A geometria geral do espaço é ditada por duas curvas que, simultaneamente, definem os limites da superfície e interagem com a estrutura existente para criar uma composição espacial vibrante. O elemento final é o piso de cascalho de vários tamanhos, correspondendo à escada dos espaços individuais. Ao adentrar o espaço, o visitante experiencia momentos de compressão e expansão ao passo que a escala dos espaços internos progressivamente aumenta. O espaço se comprime uma vez mais em direção à saída, emoldurando a vista para o Arsenale do outro lado do canal.

© Marco Cappelletti
© Marco Cappelletti
TCA Think Tank cria um "pavilhão parasita" durante um workshop em Veneza, © Marco Cappelletti
© Marco Cappelletti

Talvez mais importante, como explicam os projetistas, "o Domo é uma experimentação que vai além da forma e composição arquitetônica tradicional e prevê aspectos fundamentais do espaço arquitetônico chinês."

© Marco Cappelletti
© Marco Cappelletti
© Marco Cappelletti
© Marco Cappelletti

O Bug Dome Workshop foi uma colaboração entre a equipe de curadores da China na Bienal de Veneza: Jiang Jun, diretor da Urban China Magazine, Pier Alessio Rizzardi, fundador do TCA Think Tank, a equipe da UABB Shenzhen e Bienal de Hong Kong, Ole Bauman, Du Juan, Ou Ning, Hsieh Ying Chun, e Weak! Architects.

Designer: Pier Alessio Rizzardi
Equipe de projeto: Martin Huba, Zhang Hankun
Workshop Team: Muratori Martina, Jocelyn Fu, Regina Kaluzny, Siyin Wang, Lucia Bertaggia, Maria Bertaggia, Hu Yalin, Alessandro Zorzetto, Edoardo Giancola, Ilgin Ezgi Tunc.
Em colaboração com: Hsieh Ying Chun | WEAK! Architects
Referência: Cacoon by 弱!建筑 Weak! Architecture in UABB 2009
Curador: Jiang Jun | Urban China Magazine

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Evan Rawn
Autor
Cita: Rawn, Evan. "TCA Think Tank cria um "pavilhão parasita" durante um workshop em Veneza" [TCA Think Tank Creates "Parasite Pavilion" With Five-Day Workshop in Venice] 13 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758882/tca-think-tank-cria-um-pavilhao-parasita-durante-um-workshop-em-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.