O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. TED Talk: Como a pintura pode transformar uma comunidade

TED Talk: Como a pintura pode transformar uma comunidade

TED Talk: Como a pintura pode transformar uma comunidade

O vídeo acima mostra a dupla de artistas Jeroen Koolhaas e Dre Urhahn em sua palestra no TEDGlobal 2014, que aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 05 e 10 de outubro. Em sua TED Talk, a dupla conta a trajetória por trás do famoso projeto “Favela Paintig”.

Pela primeira vez no Rio há dez anos para realizar um documentário sobre a vida nas favelas, a dupla se impressionou com as comunidades informais, construídas inteiramente pelas mãos dos moradores. Já ao fim das filmagens, ao observar as colinas da comunidade Vila Cruzeiro, completamente tomadas por casas – em sua maioria com os blocos cerâmicos aparentes – Koolhaas e Urhahn tiveram a ideia de rebocar a pintar as construções da comunidade.

O primeiro passo foi singelo, apenas três casas, e contou com o apoio de Nanko, membro de uma ONG da comunidade, e Vitor e Maurinho, moradores locais. A pintura de um garoto empinando uma pipa agradou a população e apareceu em manchetes de jornais locais e internacionais, com o The Guardian publicando: “Famosa favela se torna uma galeria de arte ao ar livre”.

O sucesso inicial levou a dupla a realizar outros projetos semelhantes e a passar mais tempo com os moradores da comunidade, o que culminou na realização da famosa intervenção na comunidade de Santa Marta, também no Rio de Janeiro, em que, com a colaboração de moradores locais, 34 edificações que conformam uma pequena praça foram pintadas com várias faixas coloridas.

A ideia se expandiu para a cidade da Philadelphia através de um pedido das autoridades locais para que a dupla realizasse pinturas semelhantes em uma rua de North Philadelphia, uma das regiões mais pobres dos EUA.

Recentemente, através de uma campanha de financiamento coletivo, a dupla angariou fundos para iniciar o projeto que pretende rebocar e pintar toda a favela de Vila Cruzeiro. “A favela não foi apenas o lugar onde essa ideia começou, mas foi também o lugar que tornou possível trabalhar sem um plano, pois suas comunidades são informais, essa era a inspiração. E em um esforço comunitário com as pessoas, pode-se trabalhar quase como em uma orquestra, onde se tem uma centena de instrumentos tocando em juntos para criar uma sinfonia”, comentou Jeroma Koolhaas.

Assista ao vídeo com legendas em português na página do TED.

Cita: Romullo Baratto. "TED Talk: Como a pintura pode transformar uma comunidade" 01 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758256/ted-talk-como-a-pintura-pode-transformar-uma-comunidade> ISSN 0719-8906
Ler comentários