Evento: “Cidades Performáticas: uma discussão sobre arte, arquitetura e espaço público”, em São Paulo

A cidade como o grande palco. A arquitetura como (re)invenção. A criatividade como elemento transformador das relações indivíduo/ambiente. As interações entre arte, arquitetura e espaço público vão constituir a plataforma de discussão de Cidades Performáticas: uma discussão sobre arte, arquitetura e espaço público - uma co-realização da Fundação Bienal e do Arq.Futuro, com parceria do British Council e apoio do Instituto Goethe - que reunirá, no dia 05 de dezembro, especialistas do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e do Tate Modern, de Londres, além de gestores, criadores e produtores culturais para debater o papel da cultura como elemento de transformações urbana.

Duas vertentes estarão em foco no seminário: a estratégia cultural de caráter permanente, que leva à construção dos grandes museus, teatros e centros culturais como equipamentos fixos das cidades, e a estratégia cultural efêmera, que prevê as intervenções urbanas táteis e instalações de caráter temporário. Por que a mesma estratégia pode se revelar tão diferente dependendo do lugar onde é empregada? Por que em certas cidades a chamada “cultural led regeneration”, tal como aconteceu em Londres com o projeto da Tate Modern, gera vida urbana dinâmica e vibrante e, em outras, gentrificação e isolamento da população?

A programação acontece no auditório da Fundação Bienal, tendo o arquiteto Oren Sagiv, autor do projeto expográfico da 31ª Bienal, como um dos seus idealizadores. 

Participam do primeiro painel o arquiteto português Pedro Gadanho, curador do Departamento de Arquitetura e Design do MoMA, em Nova York, e Donald Hyslop, o diretor de Regeneração e Parcerias Comunitárias da Tate Modern, em Londres. Gadanho acaba de inaugurar no MoMA a exposição Uneven Growth, sobre urbanismo tátil em megas-cidades. Hyslop procura pensar nas reverberações positivas da Tate Modern -- nascida da revitalização de uma antiga central elétrica -- não só na área do Bankside, mas em toda a capital londrina. “O museu é o coração de uma estratégia mais ampla que utiliza organizações e pensamento criativos no desenvolvimento econômico, regeneração e reinvenção de área de grande capital global”, escreve Hyslop no livro Diálogos de Economia Criativa, recém-lançado no Brasil.

À frente de várias ações de planejamento urbano no Rio de Janeiro, o arquiteto e presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade Washington Fajardo fala das estratégias para a revitalização da zona portuária da cidade, incluindo a criação de equipamentos culturais permanentes, como o MAR (Museu de Arte do Rio).  Num segundo momento, Cidades Performáticas promove o encontro e a troca de experiências entre conhecidos gestores culturais -- Danilo Santos de Miranda (diretor do Sesc-SP), Emilio Kalil (diretor da Fundação Cidade das Artes do Estado do Rio de Janeiro) e Carlos Augusto Calil (ex-secretário de Cultura de São Paulo e criador da Virada Cultural), que discutem a vocação cultural das cidades. Afinal, onde cabe ser mais tático? Onde ser mais estratégico? 

Na última mesa do dia, criadores confrontam suas formas de intervenção no espaço urbano, seja via teatro -- como Claudia Bosse, do theatercombinat, grupo fundado em Berlim e hoje baseado em Viena, e Antônio Araújo, diretor e fundador do Teatro da Vertigem; seja através da arquitetura, como Karsten Huneck e Bernd Trümpler, do Office of Subversive Architecture, de Berlim; seja através da arte, como o mexicano Héctor Zamora. A partir dos diversos formatos e ideias, vão se revelando as possibilidades de leitura e interpretação do urbano, na perspectiva de descobrir a real vocação dos lugares: este seminário sai em procura daquela cidade que pode se fazer, desfazer e refazer pela intervenção criativa de quem a habita.  

Para mais informações sobre a programação do evento, clique aqui. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da página do Arq.Futuro.

Cidades Performáticas: uma discussão sobre arte, arquitetura e espaço público

  • Data: 05 de dezembro de 2014 - das 9h às 19h
  • Informações e inscrições: www.arqfuturo.com.br
  • Local: Auditório da Fundação Bienal de São Paulo
  • Endereço: Pavilhão Ciccillo Matarazzo - Av. Pedro Álvares Cabral s/nº - Parque Ibirapuera Portão 3

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. " Evento: “Cidades Performáticas: uma discussão sobre arte, arquitetura e espaço público”, em São Paulo" 29 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758147/evento-cidades-performaticas-uma-discussao-sobre-arte-arquitetura-e-espaco-publico-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.