3 espaços públicos iluminados a partir dos passos das pessoas

Uma pessoa durante toda a sua vida dá, em média, 150 milhões de passos. Se o movimento dos passos das centenas ou milhares de pedestres fosse aproveitado para produzir energia, conseguem imaginar os lugares que poderiam ser iluminados?

A empresa britânica Pavegen já imaginou, e em 2009 desenvolveu uma espécie de ladrilho que, ao ser pisado, gera energia elétrica e ilumina os espaços públicos. Com essa invenção, eles transformaram um campo de futebol de uma favela no Rio de Janeiro no primeiro do mundo a produzir eletricidade a partir do movimento dos seus jogadores.

Além disso, também aplicaram esses ladrilhos em lugares muito utilizados, como o terminal 3 do aeroporto de Londres – o mais transitado do mundo – e uma estação de trens na França, por onde passam, diariamente, mais de 5 mil pessoas, a fim de demostrar que esta tecnologia é uma alternativa que pode ser aproveitada nas cidades como uma fonte de produção de energia limpa e pouco invasiva.

Confira os vídeos dos 3 projetos da Pavegen, a seguir.

3 espaços públicos iluminados a partir dos passos das pessoas - Mais Imagens+ 15

1. Aeroporto de Londres

Os mais de 1.400 voos que chegam e partem diariamente do Aeroporto de Heathrow, fazem com que ele seja o aeroporto internacional com maior trafego aéreo do mundo.

Por este motivo, seria muito interessante para a empresa instalar os ladrilhos no chão do Terminal 3, lugar por onde caminharam mais de 18 milhões de pessoas apenas em 2012.

A intervenção temporária, contava com os painéis aplicados no solo que, ao serem pisados pelos passageiros, acendiam luzes nas paredes – um exemplo de como é fácil gerar energia com os passos.

3 espaços públicos iluminados a partir dos passos das pessoas - Mais Imagens+ 15

2. Favela Morro da Mineira no Rio de Janeiro

O primeiro campo de futebol no mundo iluminado pela energia produzida pelos jogadores se localiza na favela do Morro da Mineira, no Rio de Janeiro. A empresa Pavegen escolheu este lugar pois, diferentemente das outras favelas da cidade, a do Morro da Mineira não é tão visitada por pessoas que não vivem ali e também não recebe incentivos privados.

Para iluminar a quadra foram necessários 200 ladrilhos instalados sob a grama, fazendo desta a maior instalação realizada até então pela empresa Pavegen. A inauguração do campo aconteceu em setembro desse ano.

3 espaços públicos iluminados a partir dos passos das pessoas - Mais Imagens+ 15

3. Estação de trens em Saint Omer, França

Em março deste ano a Pavegen instalou 14 ladrilhos em frente a uma estação de trem de Saint Omer, cidade localizada ao norte da França.

A cada dia, mais de cinco mil pessoas passam por esta estação e, ao caminhar sobre os painéis, produzem energia para carregadores de celular e para acender as luzes LED das pequenas praças que nos arredores da estação.

De acordo com os cálculos da empresa, com estes 14 painéis é possível reduzir 30% do gasto de energia nos espaços externos.

Desde que a empresa começou a desenvolver projetos com esta tecnologia, já foi reconhecida com mais de 15 prêmios de instituições que destacam as iniciativas “verdes”, entre as quais estão o Instituto de Engenharia e Tecnologia, a Universidade de Loughborough e os Prêmios Verdes Internacionais.  

3 espaços públicos iluminados a partir dos passos das pessoas - Mais Imagens+ 15

Fonte das imagens: Pavegen

Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "3 espaços públicos iluminados a partir dos passos das pessoas" 09 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756902/3-espacos-publicos-iluminados-a-partir-dos-passos-das-pessoas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.