Bilbao: Frank Gehry estará presente no início das obras da ponte que levará seu nome

No próximo sábado, 25 de outubro, o arquiteto Frank Gehry regressará a Bilbao (Espanha) para por a pedra fundamental da futura ponte que levará seu nome, em honra a sua contribuição no impulso turístico e econômico que a construção do Museu Guggenheim (1997) trouxe à cidade espanhola.

Com 75 metros de comprimento, a ponte conectará a atual península de Zorrotzaurre, bairro industrial em atual processo de gentrificação, com o bairro local de San Ignacio. No início deste ano o prefeito de Bilbao, Ibon Areso, justificou sua decisão de batizar a ponte com o nome do Prêmio Pritzker 1989 dizendo que "Frank Gehry foi um homem que gerou uma projeção internacional importantíssima a Bilbao".

Saiba mais, a seguir.

Museu Guggenheim Bilbao . Imagem © cincinnato [Flickr]

Desenhada para abrigar duas vias de circulação para automóveis, duas vias para transporte público e uma ciclovia, a cerimônia simbólica do início das obras da futura ponte Frank Gehry contará com a presença do arquiteto americano, um dia após receber o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes 2014 na cidade de Oviedo (Astúrias, Espanha).

O reconhecimento de Bilbao a Gehry é justificado pela abertura do Museu Guggenheim (1997) que converteu a cidade num dos principais pontos turísticos da Espanha e foi o germinador do "Efeito Guggenheim", entendido como a catalização econômica e transformação urbana que gera certo investimento na infraestrutura cultural. Não obstante, segundo Iñaki Esteban em "El efecto Guggenheim, del espacio basura al ornamento"(2007), “um ornamento como o Guggenheim deve ter a suficiente singularidade para atrair o turismo numa civilização transitada pela concorrência entre imagens”. Sem ornamento, segundo Esteban, uma cidade que aspire a se converter em destino turístico internacional não será competitivo.

Nesse sentido, inaugurado há nove anos, BBC estimou que o impacto do Museu Guggenheim na economia do País Vasco foi superior aos 211 milhões de euros. Enquanto que em 2013, o Museu Guggenheim de Bilbao recebeu 931.015 visitantes e 65% correspondeu a turistas estrangeiros, provenientes principalmente de outros países europeus.

Museu Guggenheim no bairro de Abandoibarra, Bilbao. Imagem © Jean-Pierre Dalbéra [Flickr]
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Bilbao: Frank Gehry estará presente no início das obras da ponte que levará seu nome" [Bilbao: Frank Gehry asistirá a inicio de obras del puente que llevará su nombre] 17 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Victor Delaqua) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755559/bilbao-frank-gehry-estara-presente-no-inicio-das-obras-da-ponte-que-levara-seu-nome> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.