"Re-Creation" - Pavilhão da Finlândia na Bienal de Veneza 2014

Re-Creation é uma instalação em duas partes baseada num conceito de Anssi Lassila. Uma parte da instalação foi construída por um mestre carpinteiro finlandês e seus assistentes, a outra parte por uma equipe chinesa. Juntas elas estabelecem um diálogo sutil e complexo entre os arquitetos e os construtores locais.

Apresentada pelo pavilhão projetado por Alvar Aalto em 1956, a instalação "se posiciona quanto à nossa relação com o legado moderno e sua tradição enquanto diálogo internacional; ela representa, por excelência, um produto do diálogo internacional atual e, ao mesmo tempo, oferece sua própria interpretação da dinâmica entre tradição e modernidade." Veja algumas imagens do pavilhão e leia a declaração dos curadores a seguir.

Re-Creation. Pavilhão finlandês na Bienal de Veneza 2014. Imagem © Nico Saieh
Re-Creation. Pavilhão finlandês na Bienal de Veneza 2014. Imagem © Nico Saieh

Dos curadores: A instalação foi criada como parte integrante do The Value Factory, e foi projetada e executada em colaboração com Ole Bouman. A ideia por trás de The Value Factory oferece o pano de fundo para Re-Creation, que foi apresentada pela primeira vez em Shenzhen.

Re-Creation. Pavilhão finlandês na Bienal de Veneza 2014. Imagem © Nico Saieh

Re-Creation aborda a noção do espaço e processo de sua criação. Através de duas instalações em forma de casas, que podem ser experienciadas pelos visitantes, o projeto oferece dois exemplos de espaços e abrigos em suas formas mais básicas. As duas instalações oferecem duas interpretações locais da mesma ideia. A instalação foi construída a partir de elementos de madeira por um carpinteiro finlandês em colaboração com artesãos chineses, que contribuíram com seu conhecimento das técnicas de construção com bambu.

Re-Creation. Pavilhão finlandês na Bienal de Veneza 2014. Imagem © Nico Saieh

Re-Creation reflete a noção de autenticidade (o original) e réplica (a cópia). O projeto desafia a relação de ambas as tradições culturais - tanto da Finlândia como da China. O processo de criação das duas instalações foi documentado através de fotografias e vídeos.

A apresentação de Re-Creation em Veneza foi realizada pelo Museum of Finnish Architecture em colaboração com o Architecture Information Centre of Finland e a Urbanism Bi-City Biennale in Shenzhen (UABB).

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. ""Re-Creation" - Pavilhão da Finlândia na Bienal de Veneza 2014" [Inside "Re-Creation" - Finland's Pavilion at Venice Biennale 2014] 04 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625125/re-creation-pavilhao-da-finlandia-na-bienal-de-veneza-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.