100 arquitetos discutem "Tempo, Espaço e Existência" na Bienal de Veneza 2014

O tão aguardado evento Time Space Existence, que aconteceu no Palazzo Bembo e no Palazzo Mora como parte da Bienal de Arquitetura de Veneza 2014, reuniu um grupo diverso composto por 100 arquitetos e escritórios oriundos dos 6 continentes. Convocados pela fundação holandesa sem fins lucrativos Global Arts Affairs, os arquitetos foram convidados levantar questões sobre a arquitetura, enfatizando a discussão dos conceitos filosóficos de Tempo, Espaço e Existência. Reunindo tanto arquitetos bem estabelecidos como escritórios menos conhecidos, o que todos os participantes têm em comum é uma "dedicação à arquitetura no sentido mais amplo da profissão."

Time Space Existence. Evento paralelo da Bienal de Veneza 2014. Imagem © Nico Saieh

Dos curadores: A exposição mostra uma grande diversidade de apresentações (modelos, conceitos, resultados de pesquisas, sonhos, esperanças e ideias), combinando representações clássicas de arquitetura com elementos artísticos surpreendentes. Todas as obras sãos site-specifc, produzidas especialmente para a exposição ou vindas diretamente do estúdio dos arquitetos. 

Time Space Existence. Evento paralelo da Bienal de Veneza 2014. Imagem © Nico Saieh

Os dois locais têm suas atmosferas particulares. Os 32 ambientes do Palazzo Bembo destacam, sobretudo, apresentações individuais de arquitetos e estúdios como Ricardo Bofill, AHMM, GMP e White arkitekter, ou projetos de pesquisa como o da Universidade de Houston. Com suas características tipicamente venezianas, o Palazzo Mora exibe uma variedade de obras reunidas em seu amplo espaço, como por exemplo a escultura de Eduardo Souto de Moura.

Time Space Existence. Evento paralelo da Bienal de Veneza 2014. Imagem © Nico Saieh

Com suas estruturas, os arquitetos podem causar um enorme impacto no modo como nós humanos experienciamos nosso entorno, ou seja , o Tempo-Espaço. Elas influenciam nossa experiência diária e deixam uma marca do tempo na terra, e frequentemente essa "marca" ultrapassa a existência do arquiteto. Os arquitetos deveriam ter muita consciência do impacto que suas atividades e decisões têm sobre as pessoas e outros seres vivos, bem como sobre nosso ambiente como um todo. Ao combinar diferentes pensamentos e abordagens arquitetônicas, essa exposição busca ampliar a consciência de nossa própria existência pessoal como seres humanos contidos num espaço e tempo específico.

Clique aqui para ver a lista completa de participantes.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "100 arquitetos discutem "Tempo, Espaço e Existência" na Bienal de Veneza 2014" [100 Architects From 6 Continents Discuss "Time Space Existence" at the 2014 Venice Biennale] 03 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625080/100-arquitetos-discutem-tempo-espaco-e-existencia-na-bienal-de-veneza-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.