O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Yahoo cria GPS que escolhe as rotas mais belas ao invés das mais curtas

Yahoo cria GPS que escolhe as rotas mais belas ao invés das mais curtas

Yahoo cria GPS que escolhe as rotas mais belas ao invés das mais curtas
Yahoo cria GPS que escolhe as rotas mais belas ao invés das mais curtas, Vista aérea de Londres. Cortesia de vejapixel
Vista aérea de Londres. Cortesia de vejapixel

O GPS é realmente uma ferramenta muito útil para quem precisa circular por cidades desconhecidas ou não tem um senso de direção muito apurado. Esse dispositivo sempre mostra o caminho mais curto e alguns aplicativos que contam com a colaboração dos usuários até avisam onde há congestionamentos ou obras na pista.

Quando estamos caminhando, no entanto, a situação pode ser outra; ao explorarmos uma cidade desconhecida geralmente queremos passar pelos lugares mais interessantes e ver as paisagens mais bonitas.

O trabalho de Daniele Quercia e alguns colegas do Yahoo Labs de Barcelona pretende mudar uma das funções básicas do GSP. A equipe desenvolveu um algoritmo que escolhe automaticamente a rota a seguir baseado na beleza da paisagem.

Segundo a equipe, “o objetivo é sugerir automaticamente rotas que não são apenas rápidas, mas também prazerosas de serem vistas.”

Tudo começou com a criação de banco de imagens de várias partes do centro de Londres, obtidas através do Google Street View e do Geograph. O passo seguinte foi obter opiniões sobre a “beleza” de cada lugar através de enquetes realizadas na página UrbanGems.

Londres. Cortesia de Meio Bit
Londres. Cortesia de Meio Bit

O visitante do UrbanGems se depara com duas fotografias e escolhe a que achar mais bonita. Esse simples processo ofereceu uma visão mais ampla do que as pessoas em geral consideram uma paisagem bonita. Os dados resultantes são, então, transferidos para o mapa de acordo com o a pontuação de cada imagem.

Quando um usuário define uma rota, o algoritmo a compara com as rotas mais próximas e sugere aquela que possuir mais imagens de pontuação alta.

Quercia e sua equipe afirmam que as rotas são em média apenas 12% mais longas que os tradicionais caminhos mais curtos escolhidos pelo GPS, o que as torna atraentes também para pedestres.

Cortesia de MIT
Cortesia de MIT

O próximo passo da equipe será criar um aplicativo e testá-lo, inicialmente, em diferentes cidades da Europa e Estados Unidos.

Referência: MITMeiobit

Ver a galeria completa

Cita: Romullo Baratto. "Yahoo cria GPS que escolhe as rotas mais belas ao invés das mais curtas" 30 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624719/yahoo-cria-gps-que-escolhe-as-rotas-mais-belas-ao-inves-das-mais-curtas> ISSN 0719-8906