Bienal de Veneza 2014: SALES ODDITY / Andrés Jaque, Leão de Prata pela melhor pesquisa

Na década de 1970 as dinâmicas sociais, políticas e econômicas na Itália começaram a dar forma a uma nova realidade urbana: por uma lado, a televisão estava influenciando profundamente a sociedade italiana, convertendo-se em parte fundamental do cotidiano; por outro, a tensão social resultante das manifestações estudantis e a imigração acelerada estavam começando a impactar as cidades de modo caótico. Estas dinâmicas foram abrindo caminho para Milano Due, uma nova cidade nos arredores de Milão, que prometia um novo e idílico urbanismo.

O complexo promovido como a "cidade dos números 1" parecia, à primeira vista, um bairro tradicional, porém, o empreendimento conseguiu colocar em prática alguns dos preceitos do modernismo. Suas 2.600 unidades habitacionais contavam com acesso a educação e entretenimento dispostos em torno de um jardim e lago artificiais e se conectavam através de circulações peatonais elevadas. No subsolo, o complexo abrigava os estúdios da primeira emissora de televisão privada da Itália, um aspecto que, de certa forma, moldou a vida dos habitantes de Milano Due e, posteriormente, se espalhou por toda a sociedade italiana. 

Este interessante fenômeno urbano foi analisado por Andrés Jaque / Office for Political Innovation em "SALES ODDITY: Milano 2 e a Política de Urbanismo Direct-to-Home TV", um projeto que fez parte da exposição Monditalia na Bienal de Veneza e foi premiado com o Leão de Prata pelo Melhor Projeto de Pesquisa. Segundo o júri, "O projeto apresenta criticamente um aspecto fundamental das nossas sociedades modernas: como o poder dos meios de comunicação ocupa outros espaços sociais, tanto física como politicamente. Baseia-se numa pesquisa inovadora que combina pesquisas, entrevistas com planejadores e habitantes e a reapropriação da linguagem própria dos meios de comunicação de massa. Apesar de se basear num caso italiano, esse tema está presenta em muitos contextos internacionais atuais dominados por culturas tecnológicas e neoliberais."

Conheça a exposição através das fotografias de Miguel de Guzmán, a seguir.

SALES ODDITY: Milano 2 e a Política de Urbanismo Direct-to-Home TV
Andrés Jaque / Office for Political Innovation

Pesquisa e produção:
Roberto González García, Lubo Dragomirov, Alberto Heras, María Alejandra Sánchez
Pesquisa :
Ruggero Agnolutto, Enrico Forestieri, Margherita Gioia, Matteo Pace Sargenti, Pietro Pezzani, Anna Tartaglia
Produção audiovisual:
Bollería Industrial: Paula Currás, Eugenio Fernández, Ana Olmedo, Enrique Ventosa
Fotografia:
Miguel de Guzmán
Produção Têxtil:
Mari-Carmen Ovejero
Som:
Jorge López Conde

© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

Com o apoio de:
Acción Cultural Española (AC/E)
AECID Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo
Imagen Subliminal
Monstruos
Politecnico di Milano
Edição em inglês:
John Wriedt
Tradução para o italiano:
Giuseppe Tota Ballardini

Sobre este autor
Cita: Mora, Pola. "Bienal de Veneza 2014: SALES ODDITY / Andrés Jaque, Leão de Prata pela melhor pesquisa" [Bienal de Venecia 2014: SALES ODDITY / Andrés Jaque, León de Plata Mejor Proyecto de Investigación] 21 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624282/bienal-de-veneza-2014-sales-oddity-andres-jaque-leao-de-prata-pela-melhor-pesquisa> ISSN 0719-8906

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