O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. “BikeLine”: Guia para ciclistas que combina rotas digitais e físicas

“BikeLine”: Guia para ciclistas que combina rotas digitais e físicas

“BikeLine”: Guia para ciclistas que combina rotas digitais e físicas
“BikeLine”: Guia para ciclistas que combina rotas digitais e físicas, BikeLine. Cortesia de Ecosistema Urbano
BikeLine. Cortesia de Ecosistema Urbano

Como as pessoas se deslocam de bicicleta pela cidade? Essa foi a pergunta que o arquiteto Jorge Toledo, integrante da Ecosistema Urbano, se fez após percorrer Madri em duas rodas. A experiência de Toledo não foi nem um pouco agradável, tampouco segura, devido à falta de ciclovias conectadas e sinalização.

Numa segunda tentativa escolheu uma rota alternativa e utilizou um aplicativo com GPS que, apesar de tê-lo ajudado, o fez passar longe das atividades comerciais, sociais e culturais da cidade.

Essas experiências desagradáveis levaram a organização Ecosistema Urbano a tentar melhorar a experiência do ciclismo urbano com o BikeLine, um aplicativo que funciona como um guia e ajuda o ciclista a se movimentar pela cidade, combinando rotas físicas – sinalizações no chão – com as digitais e incluindo dicas de atividades nos trajetos e locais de destino.

Saiba mais sobre o projeto a seguir.

O aplicativo utiliza linhas como elemento básico, já que estas são a forma mais comum de representar uma rota - tanto para motoristas como  para ciclistas e pedestres - e simbolizam a ideia de continuidade da cidade.

BikeLine. Cortesia de Ecosistema Urbano
BikeLine. Cortesia de Ecosistema Urbano

As linhas que podem ser vistas no celular são as mesmas que estão pintadas nas ruas e vêm acompanhadas de outras informações, como a localização de estacionamentos, oficinas de bicicletas, lojas especializadas em produtos para ciclistas e locais de descanso.

Como a ideia é que o percurso seja continuo, o aplicativo reconhece quando o ciclista está em movimento e identifica a linha que está seguindo, transmitindo, assim, as informações complementares através de sons, evitando que o ciclista desvie seu olhar da rota.

Cortesia de Ecosistema Urbano
Cortesia de Ecosistema Urbano

Ecosistema Urbano é uma organização que desenvolve propostas de desenho urbano social, ou seja, projetos que procuram melhorar a organização da cidade e a interação social nos espaços públicos. A organização descreve as linhas como uma maneira de trazer a cidade “a uma escala mais humana: a escala da bicicleta”.

A proposta foi premiada no ano passado no concurso Get a Bike, realizado em Oslo, que buscava ideias que melhorassem a segurança e comodidade dos trajetos em bicicleta. 

Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Constanza Martínez Gaete
Autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "“BikeLine”: Guia para ciclistas que combina rotas digitais e físicas" 17 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624058/bikeline-guia-para-ciclistas-que-combina-rotas-digitais-e-fisicas> ISSN 0719-8906