O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Chicago divulga planos para organizar sua própria Bienal

Chicago divulga planos para organizar sua própria Bienal

Chicago divulga planos para organizar sua própria Bienal
Chicago divulga planos para organizar sua própria Bienal, Willis Tower (Sears Tower) / SOM. Image © Flickr CC User skydeckchicago
Willis Tower (Sears Tower) / SOM. Image © Flickr CC User skydeckchicago

O prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, anunciou recentemente planos para organizar uma exposição internacional de arquitetura que rivalizará com o alcance e influência da Bienal de Veneza. A primeira Bienal de Arquitetura de Chicago deve acontecer no final de 2015 e terá curadoria de Sarah Herda, Diretora da Graham Foundation, e Joseph Grima, ex-editor chefe da Domus Magazine e co-curador da Bienal de Design de Istambul 2012.

Ambos desenvolverão o programa com a ajuda de David Adjaye, Elizabeth Diller, Jeanne Gang, Frank Gehry, Stanley Tigerman, Sylvia Lavin, Hans Ulrich Obrist, e o Presidente do Júri do Prêmio Pritzker, Peter Palumbo.

Mais sobre os planos para a Bienal de Arquitetura de Chicago, a seguir.

Marina City Apartments / Bertrand Goldberg. Image © Bert K
Marina City Apartments / Bertrand Goldberg. Image © Bert K

Espera-se que Chicago, com sua rica história arquitetônica, traga consigo uma seriedade cultural que faça páreo à Veneza. Contudo, o editor executivo da Metropolis Magazine, Martin Pedersen, alertou que essa atitude traz o perigo da complacência.

"Apenas por estar em Chicago, mesmo com sua impressionante herança cultural em torno da arquitetura, não a torna absolutamente imperdível. Deve haver um comprometimento real durante não apenas um ano, mas durante três ou quatro anos." Referindo-se à agenda lotada de eventos de arquitetura, que além de Veneza também compreende as Bienais de São Paulo e Shenzen, acrescentou: "você não vai estalar os dedos nesse mercado cultural lotado e obter sucesso imediato."

860-880 Lake Shore Drive / Mies van der Rohe. Image © Hagen Stier
860-880 Lake Shore Drive / Mies van der Rohe. Image © Hagen Stier

Apesar dos objetivos da nova Bienal, haverá importantes diferenças entre os eventos de Veneza e Chicago. A Bienal de Chicago não contará com pavilhões nacionais, mas terá eventos relacionados em espaços da cidade. O foco principal do evento será o Chicago Cultural Center, que receberá modelos, desenhos, imagens e outros meios de apresentação.

Outra diferença é o calendário do evento de Chicago; para não interferir na Bienal de Veneza a nova bienal acontecerá nos anos ímpares, permitindo que os entusiastas da arquitetura participem de ambos os eventos.

Carson Pirie Scott Building / Louis Sullivan. Image © Flickr CC User Chris Smith
Carson Pirie Scott Building / Louis Sullivan. Image © Flickr CC User Chris Smith

A inciativa para criar a Bienal de Arquitetura de Chicago foi possível graças ao patrocínio da companhia de gás BP, que direcionou US$ 2,5 milhões para a organização do evento. No entanto, os responsáveis pela iniciativa dizem que são necessários pelo menos mais US$ 1,5 milhões para que o evento seja um sucesso.

A Bienal anunciará parcerias em programas e eventos paralelos com outras organizações de Chicago, dentre as quais: The Art Institute of Chicago, The Illinois Institute of Technology’s College of Architecture, The School of Architecture, University of Illinois at Chicago, The School of the Art Institute of Chicago, AIA Chicago, Museum of Contemporary Art, Chicago, e a Chicago Architecture Foundation.

O tema geral da Bienal ainda não foi anunciado.

Via Chicago Tribune. Leia o anuncio completo aqui.

Sobre este autor
Rory Stott
Autor
Cita: Stott, Rory. "Chicago divulga planos para organizar sua própria Bienal" [Chicago Unveils Plans for Its Own Architecture Biennial] 07 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623510/chicago-divulga-planos-para-organizar-sua-propria-bienal> ISSN 0719-8906