O legado arquitetônico dos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992

Durante o último ano o fotógrafo Pol Masip percorreu Barcelona registrando algumas das instalações mais relevantes dos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992. O evento deixou uma importante herança arquitetônica para a cidade e implantou o início de um novo modelo urbanístico que perdura, em grande medida, até hoje.

Mais imagens e informações sobre a série "Postolímpica" de Masip, a seguir.

O legado arquitetônico dos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992 - Mais Imagens+ 11

Texto por Pol Masip. Postolímpica é um ensaio fotográfico que pretende compreender a Barcelona contemporânea a partir da herança arquitetônica dos Jogos Olímpicos de 1992. É, por conseguinte, um olhar para um momento crucial que marcou um antes e um depois na história da cidade.

Estadio Olímpico Lluís Companys (1927), 2013. Image © Pol Masip

Em 1986 Barcelona foi escolhida para ser a sede das Olimpíadas de 1992 e, assim como em ocasiões anteriores, o evento esportivo impulsionou uma série de mudanças em grande escala.

Velódromo de Horta (1984), 2013. Image © Pol Masip

O efeito olímpico foi considerado um êxito à primeira vista, e ainda hoje em dia muitas cidades tomam como exemplo o "modelo Barcelona". Na primeira metade da década de 2000, no entanto, começou-se a questionar esse aparente êxito. 

Palau Sant Jordi (1990), 2013. Image © Pol Masip

Passadas duas décadas da cidade olímpica, ressurge o debate entre os intelectuais sobre a necessidade de encontrar um novo modelo de cidade. É um momento em que faz sentido uma revisão das infraestruturas que foram as bases de um momento e que são, de certo modo, restos arqueológicos do efêmero evento esportivo. 

Anillo Olímpico (1992) del Hospitalet de Llobregat, 2014. Image © Pol Masip

* Veja mais sobre o trabalho de Pol Masip aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "O legado arquitetônico dos Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992" [El legado arquitectónico de los Juegos Olímpicos de Barcelona 1992] 14 Jun 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620602/o-legado-arquitetonico-dos-jogos-olimpicos-de-barcelona-de-1992> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.