O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. IX Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo premia 30 obras que contribuíram para "melhorar a vida coletiva"

IX Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo premia 30 obras que contribuíram para "melhorar a vida coletiva"

IX Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo premia 30 obras que contribuíram para "melhorar a vida coletiva"
IX Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo premia 30 obras que contribuíram para "melhorar a vida coletiva"

Foram divulgados os resultados finais da IX BIAU - Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo, que premiou o arquiteto venezuelano Fruto Vivas com o Prêmio Ibero Americano, além de outras 30 aboras, 3 publicações, 2 trabalhos de pesquisa e um vídeo na categoria Videourbana. A Bienal buscou reconhecer os trabalhos dentro dos campos da arquitetura e do urbanismo que contribuíram para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Veja o resultado a seguir.

Fruto Vivas, Prêmio Ibero Americano 2014. Cortesia de correodellago.com.ve
Fruto Vivas, Prêmio Ibero Americano 2014. Cortesia de correodellago.com.ve

Os prêmios, selecionados por um júri internacional reunido em Madri há alguns dias, configuram uma cartografia do trabalho de criação, difusão, pesquisa e ensino que está sendo realizado na América Latina, Espanha e Portugal. "A Ibero-América engloba um território enorme e extraordinariamente diverso onde vivem mais de 600 milhões de pessoas em habitats heterogêneos. Se a arquitetura e as cidades nos oferecem um retrato eloquente da riqueza cultural, das fragilidades e da energia das sociedades que as produzem, os trabalhos selecionados pelo júri da Bienal ajudam a compreender o estado atual das diferentes sociedades que compõem a Ibero-América", explicam Francisco Burgos e Ginés Garrido, coordenadores da IX BIAU.

O Panorama de Obras é composto por 30 obras, em sua maioria arquitetônicas, pois não foi possível selecionar um conjunto valioso de projetos realizados em escala territorial e paisagística, já que estes eram mais escassos e, em geral, de qualidade inferior. Compondo o Panorama há escolas, habitações socais, um hospital, projetos de reabilitação de edifícios, entre outros. Estas obras se localizam em Portugal (6), Argentina (4), Brasil (4), Espanha (3), Paraguai (3), Colômbia (2), Chile (1), Equador (1), Peru (1) e Uruguai (1).

O júri realizou a seleção dentre as 182 propostas pré-selecionadas pelos comitês nacionais (veja projetos brasileiros pré-selecionados) - no total foram apresentadas mil candidaturas. Na ata, destaca-se "o altíssimo nível" das obras e o "enorme vigor criativo da arquitetura ibero americana, que foi alimentada recentemente por condições de maior estabilidade política e liberdade". Destaca-se também a heterogeneidade das obras, que variam em escala - desde grandes projetos urbanos a pequenas casas -, na diversidade dos contextos sociais e geográficos em que se encontram - por vezes urbanas e, em outras situações, rurais - e nos orçamentos disponíveis.

Livro "Talca, cuestión de educación"
Livro "Talca, cuestión de educación"

Na categoria Publicações, com 296 propostas, o júri selecionou o livro "Talca, cuestión de educación"(Chile), que "reconhece de modo gráfico e coerente o trabalho da Escola de Arquitetura chilena e evidencia a trajetória e o crescimento da editora Arquine"; a revista Plot (Argentina) por ter, em pouco tempo, se convertido em "sinônimo de qualidade editorial e gráfica e em um espaço mais generoso com as arquiteturas do cone sul"; e o aplicativo móvel da Scalae (Espanha), "uma amostra de agilidade intelectual e comunicativa desta editora que há anos estabelece pontes e oferece seu trabalho em múltiplos suportes."

Os trabalhos de pesquisa premiados são: Prisma (México) na categoria de pesquisa aplicada, e Densificación de la ciudad “Aproximación desde la Arquitectura” Aplicación multifamiliares del IESS- Cuenca (Equador), na categoria de pesquisa em equipe. 

O júri do Videourbana, a competição de vídeos urbanos, concedeu o prêmio a El último arenero (Chile). Cerca de 60 vídeos competiram nesta categoria.

Argentina | Casa M | Juan Germán Guardati, Román Renzi, Virginia Kahanoff.

© Vía ARQ Clarín
© Vía ARQ Clarín

Brasil | Praça das Artes | Brasil Arquitetura

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Chile | Colegio Alianza Francesa Jean Mermoz | Guillermo Hevia y Nicolás Urzúa

Colômbia | Jardim de Infância Santo Domingo Savio | Plan B arquitectos

© Sergio Gómez
© Sergio Gómez

Espanha | Auditório em Cartagena | selgascano

© Iwan Baan
© Iwan Baan

México | La Tallera | Frida Escobedo

© Rafael Gamo
© Rafael Gamo

Portugal | L’And Vineyards Hotel | PROMONTORIO + Studio MK27 – Marcio Kogan

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra
© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra
Sobre este autor
Nicolás Valencia
Autor
Cita: Valencia, Nicolás. "IX Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo premia 30 obras que contribuíram para "melhorar a vida coletiva"" [IX Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo premia a 30 obras que "mejoran la vida colectiva"] 22 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602231/ix-bienal-ibero-americana-de-arquitetura-e-urbanismo-premia-30-obras-que-contribuiram-para-melhorar-a-vida-coletiva> ISSN 0719-8906