Vídeo “Daylight”: Esquinas mais seguras para os pedestres

Os veículos estacionados nas esquinas estão dentre os principais obstáculos visuais entre motoristas, ciclistas e pedestres. Por este motivo, diversas opções de desenho urbano têm surgido, como as propostas do planejador Nick Falbo ou outras temporárias apresentadas durante o Park(ing) Day, que mostram novas formas de se aproveitar esses espaços e torná-los mais seguros.

No vídeo a seguir, a organização Streetfilms explica a estratégia “Daylightning”, ou “Iluminação do Dia”, que promove a segurança dos pedestres. Esta consiste em proibir os automóveis de estacionarem próximo às intersecções, fazendo com que os veículos que estejam em movimento na rua tenham maior campo de visão antes de chegar à esquina.

Desta forma, as esquinas ficariam livres, os pedestres estariam sempre à vista e não teriam que ficar em meio aos veículos para ver quando podem atravessar, sendo que os motoristas, ao vê-los, deveriam ceder-lhes a vez.

Outra ideia promovida por essa estratégia é a construção de pequenos jardins nas esquinas, ou a instalação de bicicletários que, por serem pequenos, não se tornariam uma barreira visual para os pedestres.

Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil. 

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Vídeo “Daylight”: Esquinas mais seguras para os pedestres" 14 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601611/video-daylight-esquinas-mais-seguras-para-os-pedestres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.