O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Bienal de Veneza 2014: Pavilhão francês tratará dos sucessos e fracassos do modernismo

Bienal de Veneza 2014: Pavilhão francês tratará dos sucessos e fracassos do modernismo

Bienal de Veneza 2014: Pavilhão francês tratará dos sucessos e fracassos do modernismo
Bienal de Veneza 2014: Pavilhão francês tratará dos sucessos e fracassos do modernismo, Embora sua Unite d'Habitation continue popular, muitos outros projetos de habitação coletiva inspirados em Le Corbusier não foram tão bem sucedidos. Imagem © Vincent Desjardins
Embora sua Unite d'Habitation continue popular, muitos outros projetos de habitação coletiva inspirados em Le Corbusier não foram tão bem sucedidos. Imagem © Vincent Desjardins

Com Le Corbusier projetando uma extensa sombra sobre a história arquitetônica francesa do último século, não é surpresa que, face ao tema proposto por Rem Kollhaas - "absorbing modernity" - para a Bienal de Veneza 2014, o país tivesse uma única reação. 

A proposta inicial de Jean-Louis Cohen para o Pavilhão da França, intitulado "Modernity: Promise or Menace?" (Modernidade: Promessa ou Ameaça?), refletia a seguinte história: "desde 1914, a França não 'absorveu' tanto a modernidade quanto a moldou através de significantes contribuições de arquitetos e engenheiros franceses para atender as exigências de diferentes segmentos da sociedade. Como no caso de muitos países, a modernidade teve que vir acompanhada de reformas sociais e, com isso, concretizou grandes sonhos, como habitações de qualidade e serviços comunitários para todos desfrutarem. Este encontro trouxe consigo uma considerável ansiedade."

Saiba mais sobre os temas explorados pelo Pavilhão da França, a seguir.

Villa Arpel em "Mon Oncle", de Jacques Tati. Imagem © Flickr CC User brunurb
Villa Arpel em "Mon Oncle", de Jacques Tati. Imagem © Flickr CC User brunurb

Para lidar com a natureza multi-facetada desta proposta, dos "grandes sonhos" e da "considerável ansiedade" citadas, o Pavilhão da França será dividido em quatro exposições temáticas:

Jacques Tati e Villa Arpel: do desejo ao ridículo

Focando no filme "Mon Oncle" de 1958, dirigido por Jacques Tati - ou melhor, na moderna Villa Arpel que recebe parte da ação do filme - esta exposição examina a tensão entre a promessa de uma vida tornada mais fácil pelo maquinário e os resultados frequentemente ridículos da tentativa de tornar esses sonhos realidade.

Jean Prouvé: imaginação construtiva ou utopia?

Esta exposição estudará a vida de Jean Prouvé, o arquiteto, designer e construtor multi-disciplinar que, embora influente através dos componentes e estruturas que concebeu, falou em desenvolver a variedade completa das estruturas leves que tinha imaginado.

Casa Desmontável 6x6m de Jean Prouvé, 1944. Cortesia de Galerie Patrick Seguin
Casa Desmontável 6x6m de Jean Prouvé, 1944. Cortesia de Galerie Patrick Seguin

Pré-fabricação: economia de escala ou monotonia?

Como em muitos países, a França do pós guerra buscou criar edifícios econômicos alta qualidade através de técnicas pré-fabricadas adotadas pelo estado. Poderia o plano de Le Corbusier da "indústria tomando a construção" constituir um percurso utópico em direção a uma construção mais barata, dado que isso resultou em uma "paisagem extremamente monótona"?

Os grandes planos habitacionais: heterotopias felizes ou lugares de reclusão?

A exposição final examina os resultados da habitação social concebida pela modernidade comandada pelo estado, outra proposta utópica que foi, desta vez, minada por tendências sociais ocultas, como o abandono das cidades por parte da classe média, que gerou os subúrbios marcados por casas unifamiliares, e o persistente desemprego daqueles deixados para trás.

Cita: Stott, Rory. "Bienal de Veneza 2014: Pavilhão francês tratará dos sucessos e fracassos do modernismo" [Venice Biennale 2014: French Pavilion to Debate Modernism's Successes and Failures] 20 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/600038/bienal-de-veneza-2014-pavilhao-frances-tratara-dos-sucessos-e-fracassos-do-modernismo> ISSN 0719-8906