Desafios e soluções construtivas em Mass Timber: O caso da loja Dengo

O Mass Timber é uma alternativa inovadora que vem ganhando cada vez mais destaque e importância mundialmente devido à sua sustentabilidade e tecnologia na construção de edifícios. A inauguração, em 2020, da primeira loja conceito Dengo, localizada em São Paulo, marcou não apenas a estreia da primeira fábrica interativa da marca, mas também a pioneira utilização do CLT (Cross Laminated Timber) em um edifício de altura no Brasil. Desenvolvido pelo escritório de arquitetura Matheus Farah e Manoel Maia, o projeto enfrentou uma série de desafios, justamente por essa ser uma nova tecnologia que estava chegando ao mercado.

A escolha do CLT como principal material de construção no projeto reflete um compromisso com a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental, pois ele contribui para a mitigação do carbono na atmosfera. Além disso, sua utilização permite uma obra mais limpa, leve e rápida em comparação com métodos construtivos tradicionais. No entanto, é necessário ter em mente que uma construção em Mass Timber requer cuidados especiais no manuseio, armazenamento e montagem dos materiais para preservar a integridade e beleza ao longo do processo construtivo. Somente as práticas adequadas podem garantir a qualidade final da obra, como por exemplo não deixar a madeira exposta às intempéries ou utilizar calços para evitar o contato da madeira com o solo.

Desafios e soluções construtivas em Mass Timber: O caso da loja Dengo - Imagem 9 de 21
Cortesia de Urbem

Um dos maiores desafios para quem constrói em madeira é encontrar os parceiros certos, pois, por ser uma nova tecnologia, é necessário contar com empresas que tenham expertise com o material e com as legislações que o envolvem. Além disso, é muito benéfico para o projeto caso eles tenham contatos com potenciais projetistas, montadoras e construtoras que já trabalham com mass timber. No caso da loja Dengo, os painéis CLT que funcionam como placas foram importados da KLH, indústria austríaca, e depois fornecidos pela Urbem, fabricante brasileira de madeira maciça que já trabalhou com diversos projetos comerciais. Já as vigas e pilares são formadas de GLULAM (Glue Laminated Timber), e foram produzidos pela empresa brasileira Rewood, também responsável pela montagem da estrutura de madeira.

Desafios e soluções construtivas em Mass Timber: O caso da loja Dengo - Imagem 7 de 21
Cortesia de Urbem

Uma das principais vantagens do Mass Timber é a facilidade e rapidez de montagem em comparação com métodos construtivos tradicionais. As soluções adotadas na Loja Dengo foram projetadas levando em consideração não apenas a eficiência estrutural, mas também a simplicidade e agilidade na montagem. Isso inclui desde o design das conexões até a escolha dos materiais, visando otimizar o processo construtivo e reduzir o tempo de obra.

Projeto Estrutural e Soluções Construtivas

O sistema estrutural adotado para a Loja Dengo baseia-se em pórticos e lajes, uma escolha comum para construções em Mass Timber. As vigas e pilares são compostos por GLULAM, enquanto as lajes são formadas por painéis de CLT, interligados por conectores metálicos e parafusos. Bases metálicas foram utilizadas para apoiar os pilares de GLULAM, contribuindo assim para a proteção contra possíveis contatos com umidade na base e garantindo a durabilidade da estrutura.

As conexões entre os elementos estruturais, como pilares e vigas de GLULAM, bem como entre as lajes de CLT, representam um ponto crucial no projeto. Foram utilizadas ligações ocultas que não apenas garantem uma estética agradável, mas também atendem aos requisitos de resistência ao fogo. Outra característica foi o uso de transferência de esforço de corte, possibilitando a realização de ligações madeira-madeira, ou mesmo madeira-concreto, proporcionando uma solução eficiente de montagem, simples e rápida. 

Conheça as conexões utilizadas no projeto

Conexão entre Pilar e Viga:

  • A transferência de esforço de corte entre pilares e vigas de GLULAM é essencial para garantir a estabilidade da estrutura. Para isso, foram desenvolvidas conexões que possibilitam a ligação madeira-madeira de forma simples e rápida. Essas conexões são projetadas não apenas para suportar as cargas estruturais, mas também para proporcionar uma montagem eficiente, contribuindo para a agilidade do processo construtivo.

Desafios e soluções construtivas em Mass Timber: O caso da loja Dengo - Imagem 6 de 21
Cortesia de Urbem
Desafios e soluções construtivas em Mass Timber: O caso da loja Dengo - Imagem 20 de 21
Cortesia de Urbem

Conexão entre Lajes:

  • As lajes em CLT são elementos-chave na estrutura da Loja Dengo, e as conexões entre elas são igualmente importantes. Nesse sentido, foram utilizados parafusos cruzados a 45°, os quais desempenham a função de unir os painéis de forma firme e sem folgas. Esses parafusos, além de garantirem a estabilidade das lajes, contribuem para a uniformidade e a resistência da estrutura como um todo.

Desafios e soluções construtivas em Mass Timber: O caso da loja Dengo - Imagem 15 de 21
Cortesia de Urbem
Desafios e soluções construtivas em Mass Timber: O caso da loja Dengo - Imagem 12 de 21
Cortesia de Urbem
Desafios e soluções construtivas em Mass Timber: O caso da loja Dengo - Imagem 17 de 21
Cortesia de Urbem

Ligações Ocultas:

  • Uma preocupação constante foi a estética da estrutura, buscando criar uma atmosfera agradável e convidativa para os visitantes. Nesse sentido, foram empregadas ligações ocultas sempre que possível, garantindo uma aparência limpa e uniforme. Além de proporcionar um visual mais atraente, essas ligações contribuem para atender aos requisitos de resistência ao fogo, certificando a segurança dos ocupantes do edifício.

Desafios e soluções construtivas em Mass Timber: O caso da loja Dengo - Imagem 10 de 21
Cortesia de Urbem
Desafios e soluções construtivas em Mass Timber: O caso da loja Dengo - Imagem 11 de 21
© Pedro Kok

A loja Dengo e o Mass Timber no Brasil

A construção da Loja Dengo representou um marco no avanço da utilização do Mass Timber no Brasil. Apesar dos desafios enfrentados pelo uso pioneiro dessa tecnologia, o projeto demonstra que é possível combinar inovação, sustentabilidade e qualidade construtiva em uma única empreitada. O mercado de Mass Timber já está crescendo no Brasil e trazendo consigo novos projetos, como vinícolas, e até mesmo unidades de Mc Donald's, mostrando que é possível contribuir para um setor da construção civil mais sustentável e eficiente no país.

Desafios e soluções construtivas em Mass Timber: O caso da loja Dengo - Imagem 2 de 21
© Fran Parente
Desafios e soluções construtivas em Mass Timber: O caso da loja Dengo - Imagem 3 de 21
© Fran Parente

A Urbem é uma indústria nacional de mass timber, e chegou ao mercado impulsionada pela convicção de usar a força da floresta para construir, hoje, as cidades do futuro. Unindo tecnologia e industrialização a uma matéria prima renovável, o mass timber é um material que contribui para solucionar muitas dores da construção civil, proporcionando um canteiro de obras mais produtivo, previsível, sem geração de resíduos, mais rápido e seguro. Saiba mais no site oficial.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Urbem. "Desafios e soluções construtivas em Mass Timber: O caso da loja Dengo" 23 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013608/desafios-e-solucoes-construtivas-em-mass-timber-o-caso-da-loja-dengo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.