O futuro sob nossos pés: tijolos de solo cimento e o caminho para uma construção sustentável

Tijolos fazem parte do imaginário coletivo quando pensamos em construção. Tratam-se de materiais elementares, onipresentes, modulares, leves e confiáveis para erigir edifícios. No entanto, a fabricação tradicional de blocos cerâmicos depende da queima de argila em fornos a altas temperaturas, muitas vezes alimentados por combustíveis fósseis não renováveis, como carvão ou gás natural. Além disso, o processo de transporte aumenta significativamente sua pegada ambiental, por se tratarem de materiais pesados e volumosos. Com um interesse crescente em materiais de construção alternativos, que oferecem menor impacto ambiental e maior sustentabilidade, tijolos de solo cimento são um bom exemplo, apresentando uma pegada ambiental menor por utilizar matérias primas locais e dispensar o processo de queima, mas mantendo muitas das qualidades intrínsecas dos tijolos tradicionais.

O futuro sob nossos pés: tijolos de solo cimento e o caminho para uma construção sustentável - Imagem 8 de 13
Jump Hub / Jakub Cigler Architekti + Unlimited Jakub Cigler Architekti. Image © Michaela Solnická Volná

Mas o que são Blocos de Terra Compactada (BTC)? Comumente chamados de tijolos solo cimento, ou tijolos ecológicos, são materiais de construção compostos por subsolo inorgânico seco, argila não expansiva, agregados e cimento Portland. ​​Ao longo dos anos, diversas técnicas foram desenvolvidas para otimizar a produção e utilização destes materiais, incluindo melhores seleções do solo, porcentagens de ligantes, métodos de compressão e técnicas de cura. Pata tal, a escolha do solo adequado é fundamental, sendo o  arenoso com teor de areia superior a 50% e de argila entre 20 e 30% o mais indicado. 

O processo de fabricação é bastante simples. Inicia com a preparação do solo e a mistura com uma pequena proporção de cimento, onde água é adicionada gradualmente até atingir-se a consistência desejada. Após isso, a mistura de solo e cimento é compactada por meio da prensa, exercendo pressão para formar tijolos maciços, que podem ter furos ou não. Após compactados, os blocos são empilhados e deixados para curar sob uma lona ou cobertura plástica para reter a umidade essencial para uma cura adequada.

O futuro sob nossos pés: tijolos de solo cimento e o caminho para uma construção sustentável - Imagem 2 de 13
Local block maker Ali Cedric (left) packs the earth block press. Image © Craig Norris

Tijolos Ecológicos oferecem uma série de vantagens significativas. Eles são mais baratos de produzir em comparação com os tijolos cerâmicos tradicionais, mas apresentam resistência e durabilidade impressionantes, garantindo estruturas duradouras e resistentes às diversas condições climáticas. Podem, inclusive, trabalhar como estruturas auto-portantes, permitindo a passagem de barras de aço e ocultando encanamentos e conduítes elétricos. Apesar de suas muitas vantagens, os BTC também enfrentam alguns desafios. A necessidade de equipamentos especializados, como prensas manuais ou hidráulicas, pode representar um desafio inicial de investimento para alguns construtores. O controle de qualidade é essencial para garantir a integridade estrutural dos blocos, exigindo a seleção cuidadosa do solo, proporções precisas de cimento e métodos adequados de cura.

O futuro sob nossos pés: tijolos de solo cimento e o caminho para uma construção sustentável - Imagem 6 de 13
Vargem Grande House / Ayako e Zebulun arquitetura. Image © Federico Cairoli

Por tratar-se de um material que não exige grandes tecnologias ou conhecimento para a fabricação, ele pode ser feito no próprio canteiro de obras, com a mão de obra local e utilizando-se do próprio solo do terreno. É o caso de projetos comunitários na África, como o AWF Primary Schools in Karamoja, ou o Gando Teachers' Housing, de Kéré Architecture, onde a própria comunidade envolveu-se na fabricação dos blocos, que naturalmente se adaptam bem ao clima local.

O futuro sob nossos pés: tijolos de solo cimento e o caminho para uma construção sustentável - Imagem 3 de 13
AWF Primary Schools in Karamoja / Localworks. Image © Will Boase Photography
O futuro sob nossos pés: tijolos de solo cimento e o caminho para uma construção sustentável - Imagem 4 de 13
Gando Teachers' Housing / Kéré Architecture. Image © Erik Jan Ouwerkerk

Tais blocos podem assumir funções que vão além de paredes. É o caso, por exemplo, da Secondary School and Auxiliary Buildings of Bangre Veenem School Complex, projeto de Albert Faus, em que os blocos são utilizados nas paredes e criando cúpulas sobre as salas, através de uma curvatura precisa que conforma um colchão de ar junto às telhas metálicas acima, contribuindo para melhorar o conforto térmico no clima quente.

O futuro sob nossos pés: tijolos de solo cimento e o caminho para uma construção sustentável - Imagem 11 de 13
Secondary School and Auxiliary Buildings of Bangre Veenem School Complex / Albert Faus. Image © Milena Villalba

O material também pode ser industrializado, mantendo suas características naturais, mas agregando um melhor acabamento e dimensões mais precisas, funcionando bem para projetos de maior escala ou que buscam uma estética menos bruta. É o caso, por exemplo, do Symbiosis University Hospital and Research Centre, em que as paredes de bloco ecológico se apoiam sobre lajes de concreto, e são trabalhadas de forma a conformar elementos de fachada para o projeto. Outro bom exemplo vem do Brasil, na Vargem Grande House, de Ayako e Zebulun arquitetura, em que empenas paralelas de CSEB industrializado conformam a espacialidade da casa em declive, mantendo o material aparente tanto no interior como nos exteriores.

O futuro sob nossos pés: tijolos de solo cimento e o caminho para uma construção sustentável - Imagem 13 de 13
Vargem Grande House / Ayako e Zebulun arquitetura. Image © Federico Cairoli
O futuro sob nossos pés: tijolos de solo cimento e o caminho para uma construção sustentável - Imagem 5 de 13
Symbiosis University Hospital and Research Centre / IMK Architects. Image Cortesia de IMK Architects

Para mais exemplos do uso dos CSEB de maneira engenhosa em projetos de arquitetura, acesse esta pasta no My ArchDaily.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "O futuro sob nossos pés: tijolos de solo cimento e o caminho para uma construção sustentável" 15 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013227/o-futuro-sob-nossos-pes-tijolos-de-solo-cimento-e-o-caminho-para-uma-construcao-sustentavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.