Transformando a educação arquitetônica com a realidade virtual e aumentada

A disciplina da arquitetura passou por mudanças significativas, impulsionada principalmente pelos avanços na aplicação da tecnologia. Os arquitetos, tradicionalmente vistos como os visionários do mundo construído, estão agora explorando técnicas e recursos inovadores, expandindo o uso de tecnologias como Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV). Essa transição não se limita apenas às práticas profissionais, mas também está permeando a educação arquitetônica, oferecendo oportunidades para redefinir a abordagem dos arquitetos em relação à sua profissão.

Transformando a educação arquitetônica com a realidade virtual e aumentada - Imagem 2 de 7Transformando a educação arquitetônica com a realidade virtual e aumentada - Imagem 3 de 7Transformando a educação arquitetônica com a realidade virtual e aumentada - Imagem 4 de 7Transformando a educação arquitetônica com a realidade virtual e aumentada - Imagem 5 de 7Transformando a educação arquitetônica com a realidade virtual e aumentada - Mais Imagens+ 2

Avanços nas tecnologias de computação permitiram aos arquitetos modelar seus projetos com precisão e detalhes. A Realidade Aumentada tem desempenhado um papel crucial nesse avanço, proporcionando aos profissionais a capacidade de prototipar visual e espacialmente projetos e integrá-los ao ambiente físico. O potencial impacto dessas tecnologias na educação arquitetônica é um tema cada vez mais relevante.

Transformando a educação arquitetônica com a realidade virtual e aumentada - Imagem 7 de 7
VARID: um kit de ferramentas VR/AR para design inclusivo. Imagem cortesia de Foster + Partners

A evolução das ferramentas utilizadas para representação arquitetônica está diretamente ligada ao avanço do software de desenho assistido por computador (CAD). Esse progresso teve início na década de 1950 com o projeto de defesa aérea Semi-Automatic Ground Environment (SAGE) no Laboratório Lincoln do MIT. Desde então, houve uma proliferação de programas CAD, modelagem sólida, interfaces de design paramétrico e programas de animação. Paralelamente, surgiram tecnologias de ponta como RV, RA e realidade mista.


Artigo Relacionado

Explore o futuro da arquitetura com a realidade aumentada

A linha do tempo delineada por Charles M. Eastman retrata claramente a transição de tecnologias rudimentares, como o Sketchpad, para a sofisticada Realidade Virtual. Após sua comercialização, a realidade aumentada se tornou uma ferramenta interativa poderosa no projeto de espaços e edifícios. Seja por meio de displays indiretos acoplados à cabeça, dispositivos portáteis, interações espelhadas ou interações embutidas envolvendo múltiplas telas e projetores, a realidade aumentada está alterando a forma como arquitetos e estudantes de arquitetura interagem com seus projetos.

Transformando a educação arquitetônica com a realidade virtual e aumentada - Imagem 6 de 7
Projetando em Realidade Virtual. Imagem cortesia de HMC Architects

Na educação arquitetônica, o ateliê de arquitetura serve como o ponto fundamental onde os alunos aprimoram sua aptidão para o projeto. No entanto, existem questões a serem abordadas, especialmente na representação de projetos em uma escala menor. Muitas vezes, há dificuldades na compreensão das relações espaciais e proporções ao trabalhar com modelos em escala menor de estruturas maiores, o que pode criar uma lacuna no entendimento dessas relações. As ferramentas tradicionais muitas vezes produzem formas descontextualizadas que ignoram dados humanos e ambientais cruciais para um projeto eficaz.

Transformando a educação arquitetônica com a realidade virtual e aumentada - Imagem 3 de 7
Alunos projetando em Realidade Virtual. Imagem © Hoshinim

As tecnologias de Realidade Aumentada oferecem uma solução promissora para esses desafios. Ao contrário dos modelos tradicionais, a RA permite que os alunos acessem informações sobre objetos enquanto os experimentam simultaneamente no mundo real. A RA pode eliminar a lacuna entre ambientes virtuais e físicos, concentrando-se na avaliação da disposição dos alunos para novas formas de representação e até mesmo incentivando-os a pensar em um projeto espacial em um ambiente híbrido.

Além disso, compreender estruturas e explorar o processo de construção é fundamental para os estudantes de arquitetura. Ambientes teóricos tradicionais muitas vezes não oferecem uma compreensão completa de formas, proporções e espaços. A realidade virtual na educação arquitetônica aborda esses desafios, permitindo a integração de passeios virtuais no currículo. Desta forma, os alunos podem superar restrições geográficas e financeiras, acessar marcos arquitetônicos renomados e explorar projetos em seu próprio espaço. Eles também podem analisar exemplos em diversas escalas - desde ambientes urbanos até detalhes construtivos minuciosos.

Transformando a educação arquitetônica com a realidade virtual e aumentada - Imagem 2 de 7
Apresentação do aluno com Realidade Virtual. Imagem © Megan Bean
Transformando a educação arquitetônica com a realidade virtual e aumentada - Imagem 4 de 7
Casey Mahon da CarrierJohnson + CULTURE usando um ambiente RA para projetar. Imagem cortesia de CarrierJohnson + CULTURE

A educação da arquitetura com realidade virtual traz a capacidade de mostrar produtos finais realistas em um ambiente virtual imersivo, proporcionando aos interessados uma experiência tangível de seu processo projetual. A integração de ferramentas e elementos direciona a atenção dos alunos para elementos arquitetônicos cruciais, promovendo melhores resultados de aprendizagem. Além disso, a RV permite que os alunos acessem perspectivas que seriam impossíveis na realidade, como uma vista aérea de uma estrutura imponente.

Enquanto a realidade virtual avança significativamente, a realidade aumentada também está ganhando espaço na educação arquitetônica. A RA traz vantagens únicas, incluindo cooperação remota para estudantes, opções alternativas de representação de dados por meio da integração de tecnologias de RV, Modelagem da Informação da Construção (BIM) e RA, e uma compreensão mais imersiva das complexidades arquitetônicas. Visualização envolvente, apresentação de designs imersivos, passeios virtuais e métodos alternativos de representação de dados são benefícios-chave oferecidos pela realidade aumentada na educação arquitetônica.

Transformando a educação arquitetônica com a realidade virtual e aumentada - Imagem 5 de 7
Usando RA para projetar estruturas de bambu. Imagem cortesia de Jumpa Zoe para Bamboo U

À medida que o cenário da educação arquitetônica abraça as tecnologias de realidade aumentada e virtual, uma transformação visionária está em curso. A sinergia dessas tecnologias está remodelando como os arquitetos são treinados e como eles se envolvem com seus projetos. Ao abordar os desafios impostos pelos métodos tradicionais de representação, uma experiência de aprendizado mais imersiva e baseada em tecnologia pode substituir metodologias de ensino convencionais. Equipar os alunos com ferramentas digitais permite que eles antecipem as demandas futuras dos arquitetos para projetar para um mundo cada vez mais digitalizado. 

A integração da Realidade Aumentada e Virtual na educação arquitetônica não é apenas uma tendência tecnológica, mas sim um passo em direção ao futuro do projeto arquitetônico. O impacto dessas tecnologias é evidente na transformação do estúdio de arquitetura, na redução da lacuna entre o virtual e o físico e nas tendências dinâmicas do mercado, que exigem arquitetos equipados com as mais recentes habilidades tecnológicas. À medida que a onda tecnológica continua a permear a educação arquitetônica, o futuro promete um cenário em que os estudantes de arquitetura não são apenas desenhistas, mas também visionários que antecipam e evoluem para atender às necessidades em constante mudança da sociedade.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Transformando a educação arquitetônica com a realidade virtual e aumentada" [Transforming Architectural Education with Augmented and Virtual Reality] 08 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013080/transformando-a-educacao-arquitetonica-com-a-realidade-virtual-e-aumentada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.