Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central

Localizada na cidade de Bangui, capital da República Centro-Africana, está a Catedral de Notre Dame. Esta grande igreja de tijolos vermelhos foi construída no início dos anos 1900 no estilo colonial francês. Conforme a cidade cresceu de uma pequena base militar para uma capital colonial, o edifício foi formado como uma fusão cultural e simbólica de estilos arquitetônicos europeus e centro-africanos. Projetada pelo arquiteto francês Roger Erell, a catedral exibe artesania local e oferece um espaço de conforto espiritual.

Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central - Imagem 2 de 11Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central - Imagem 3 de 11Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central - Imagem 4 de 11Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central - Imagem 5 de 11Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central - Mais Imagens+ 6

Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central - Imagem 2 de 11
Catedral Notre Dame, Bangui, República Centro-Africana, África. Imagem © Micheal Runkel/ Alamy

Historicamente, o estilo saheliano é um dos estilos arquitetônicos mais antigos da região. Ele se caracteriza pelo uso de tijolos de barro e madeira nas construções, elementos decorativos elaborados, e padrões distintos de textura e cor. Foi influenciado pelos estilos arquitetônicos tradicionais das diversas etnias da região, sendo empregado na construção de residências, palácios e edifícios religiosos.

Entretanto, durante a era colonial, as influências francesas e belgas predominaram, resultando na construção de edifícios e fortificações no estilo europeu. Além disso, como o catolicismo foi a primeira religião cristã estabelecida em Bangui, sua implantação coincidiu com a exploração de vários edifícios religiosos projetados para se integrarem à arquitetura da região. A Catedral de Notre Dame foi uma das construções mais significativas nesse contexto. Ela faz parte de um complexo religioso que inclui edifícios anexos para acomodação de missionários, salas de reunião e instalações para educação religiosa e secular. Os edifícios religiosos em Bangui são predominantemente feitos de tijolos cozidos avermelhados, sem reboco, inspirados na herança saeliana da região, o que os diferencia de outras construções da época.

Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central - Imagem 8 de 11
Catedral Notre Dame, Bangui, República Centro-Africana, África. Imagem © Francisco Vazquez
Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central - Imagem 7 de 11
Catedral Notre Dame, Bangui, famosa igreja na República Centro-Africana. Imagem © mbrand85/Shutterstock

A Catedral é um edifício em estilo gótico construído com uma complexa sobreposição de tijolos cozidos em tamanhos diferentes, padrões de arco e ornamentos texturizados. Sua forma consiste em uma nave simples com corredores em ambos os lados, levando a um ábside. O ábside é construído com uma bela parede de tela projetada com vitrais alternadas que filtram a luz natural para o espaço de culto. Na entrada da forma linear do edifício, de frente para o ábside, o prédio recebe as pessoas com uma fachada imponente, apresentando duas torres góticas adornadas com entalhes intricados e uma hierarquia de arcos de tijolos (paredes opacas, venezianas e arcos abertos), lembrando a Catedral de Notre Dame em Paris.

Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central - Imagem 10 de 11
Interior da Catedral Notre Dame, Bangui, República Centro-Africana, África. Imagem © Francisco Vazquez
Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central - Imagem 9 de 11
Interior da Catedral Notre Dame, Bangui, República Centro-Africana, África. Imagem © Francisco Vazquez

No interior, o piso da catedral continua com tijolos artesanais. Suas paredes e arcos são pintados de branco, refletindo a luz em todo o espaço de culto, enquanto o teto apresenta um padrão de tiras de madeira escura em perfil curvo desde a borda até o ápice central da igreja. Nos lados, existem janelas arqueadas com telas verticais. Essas telas são tingidas de amarelo e alternam em cor para proporcionar luz ao espaço. Além disso, há pequenas aberturas na claraboia com o mesmo caráter. A interação de luz, cor e materiais no interior proporciona momentos de contemplação e reflexão para os visitantes. O espaço da Catedral atrai grandes congregações para celebrações religiosas e encontros. Possui uma profunda importância cultural para o povo de Bangui e da República Centro-Africana. Sendo um país que alberga hoje cerca de 2,9 milhões de cristãos, cerca de um terço dos quais são católicos romanos, ela serve como um símbolo de unidade, fé e resiliência.

Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central - Imagem 3 de 11
Catedral Notre Dame, Bangui, República Centro-Africana, África. Imagem © Gianluigi Guercia/Getty Images
Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central - Imagem 11 de 11
Abside da Catetral Notre Dame, Bangui, República Centro-Africana, África. Imagem © Francisco Vázquez

Além de servir como um local de culto e consolo espiritual, a catedral assumiu um papel mais amplo para o povo de Bangui. A cidade carrega as cicatrizes visíveis de recentes crises políticas violentas. Bangui é uma cidade de baixa altitude, com edifícios altos espalhados. O layout atual da cidade é um remanescente direto do período colonial, com o antigo distrito colonial agora funcionando como a seção mais urbanizada de Bangui. Muitos dos antigos edifícios coloniais caíram em desuso e em situações de abandono, incluindo os prédios administrativos construídos durante a ocupação francesa. Como resultado, a catedral se tornou o principal espaço público para eventos importantes, como a luta do país pela independência e avanços políticos subsequentes. Além disso, é o único símbolo icônico do patrimônio da República Centro-Africana, atraindo pessoas que se identificarem com ela e reforçando o legado histórico e cultural do país.

Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central - Imagem 6 de 11
Catedral Notre Dame, Bangui, República Centro-Africana, África. Imagem © Siegfried Modola/Getty Images

“Apesar dos conflitos civis e do declínio na manutenção dos edifícios na cidade, a Catedral de Notre Dame de Bangui continua sendo um testemunho da arquitetura em uma cidade que parou há 30 anos - Marc Derveeuw"

Enquanto Bangui e seu país tentam se recuperar de suas crises políticas, é importante que a cidade passe por uma reconstrução de seu patrimônio histórico ou uma nova construção com uma identidade renovada. A Catedral de Notre Dame, que existe há mais de 100 anos, não só inspira esperança, mas a sua adaptação peculiar ao design e ao artesanato material informam uma arquitectura única para a África Central. Portanto, é importante priorizar a preservação desse patrimônio, bem como de outros edifícios coloniais e tradicionais que atualmente definem a paisagem da cidade. Essas estruturas servem como valiosas referências históricas físicas para o futuro do país.

Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central - Imagem 5 de 11
Homem Africano na porta de uma pequena igreja na Catedral de Notre Dame, Bangui, famosa igreja na República Centro-Africana. Imagem © mbrand85/Shutterstock

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yakubu, Paul. "Catedral de Notre Dame em Bangui: uma expressão local da arquitetura francesa na África Central" [Notre Dame Cathedral, Bangui: A Local Iteration of French Architecture in Central Africa] 11 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011832/catedral-de-notre-dame-em-bangui-uma-expressao-local-da-arquitetura-francesa-na-africa-central> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.