Theatro da Paz e Teatro Amazonas poderão se tornar Patrimônio Mundial nos próximos anos

O Teatro Amazonas, em Manaus (AM), e o Theatro da Paz, em Belém (PA), podem em breve alcançar o reconhecimento como Patrimônio Mundial pela UNESCO. O primeiro passo rumo a essa distinção para os Teatros da Amazônia será dado entre os dias 13 e 15 de dezembro, durante a realização da primeira oficina de mobilização na capital manauara. Este evento reunirá representantes dos governos do Amazonas e Pará, prefeituras de Manaus e Belém, sociedade civil, pesquisadores e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Estes icônicos teatros, testemunhas do ciclo da borracha na região, não apenas representam a rica história e arquitetura da Amazônia, mas também simbolizam a interseção da região com a economia e a geopolítica internacional nos séculos XIX e XX.

Theatro da Paz e Teatro Amazonas poderão se tornar Patrimônio Mundial nos próximos anos - Imagem 2 de 5
Teatro Amazonas. Foto de Alexinaldo Granela Borja, via Wikipedia. Licença CC BY-SA 4.0

Durante a oficina, os participantes desfrutarão de apresentações, debates e visitas técnicas. A abertura, marcada para quarta-feira (13) às 14h, incluirá a exposição de conceitos e princípios essenciais para a candidatura, seguida pela apresentação dos requisitos de proteção, conservação e gestão dos Teatros Amazonas e da Paz. No dia seguinte, está prevista uma visita técnica ao Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus. As discussões finais, na sexta-feira (15), abordarão os valores patrimoniais, a justificativa para a candidatura, critérios e a estratégia para as ações futuras.

Theatro da Paz e Teatro Amazonas poderão se tornar Patrimônio Mundial nos próximos anos - Imagem 4 de 5
Theatro da Paz. Foto de Celso Roberto de Abreu Silva, via Wikipedia. Licença CC BY 2.0

Ambos os teatros já são reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN desde 1963 e 1966, respectivamente. A inscrição na Lista Indicativa de Patrimônio Mundial da UNESCO é uma etapa prévia fundamental para a possível obtenção do título. A UNESCO exige que um bem cultural aspirante ao título de Patrimônio Mundial demonstre valor universal excepcional, ultrapassando a importância local, regional e nacional. Os teatros, como testemunhos da Belle Époque amazônica, exemplificam um período crucial na história da região.

Theatro da Paz e Teatro Amazonas poderão se tornar Patrimônio Mundial nos próximos anos - Imagem 5 de 5
Theatro da Paz. Foto de Socorrosimonetti, via Wikipedia. Licença CC BY-SA 4.0

A proposta de candidatura é elaborada em colaboração com várias instituições e especialistas. Uma vez submetida, o Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO avalia o potencial valor universal excepcional, a integridade e autenticidade do bem, e sua adequada proteção e gestão.

Se reconhecidos, os Teatros da Amazônia se juntarão a outros 14 bens culturais brasileiros na lista da UNESCO, incluindo Brasília e os centros históricos de Ouro Preto, São Luís e Salvador. Este reconhecimento proporcionaria uma dimensão planetária à missão destas casas de espetáculos, promovendo a cultura amazônica e sua história de maneira globalmente significativa.

Theatro da Paz e Teatro Amazonas poderão se tornar Patrimônio Mundial nos próximos anos - Imagem 3 de 5
Teatro Amazonas. Foto de Ivo Brasil, via Wikipedia. Licença CC0

Fonte: Iphan.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Theatro da Paz e Teatro Amazonas poderão se tornar Patrimônio Mundial nos próximos anos" 13 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011014/theatro-da-paz-e-teatro-amazonas-poderao-se-tornar-patrimonio-mundial-nos-proximos-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.