"Green House" de Hayhurst & Co. vence o prêmio de melhor projeto residencial do Reino Unido

O prêmio RIBA Casa do Ano 2023 foi concedido à "Green House". Projetada pela Hayhurst & Co, uma residência revestida de policarbonato inspirada pela natureza. O prêmio anual reconhece o melhor exemplo de projeto residencial no Reino Unido. O júri a descreveu como uma "estufa doméstica" e uma "casa extraordinariamente comum", refletindo a influência da natureza no projeto.

"Green House" de Hayhurst & Co. vence o prêmio de melhor projeto residencial do Reino Unido - Imagem 2 de 5"Green House" de Hayhurst & Co. vence o prêmio de melhor projeto residencial do Reino Unido - Imagem 3 de 5"Green House" de Hayhurst & Co. vence o prêmio de melhor projeto residencial do Reino Unido - Imagem 4 de 5"Green House" de Hayhurst & Co. vence o prêmio de melhor projeto residencial do Reino Unido - Imagem 5 de 5Green House de Hayhurst & Co. vence o prêmio de melhor projeto residencial do Reino Unido - Mais Imagens

"Green House" de Hayhurst & Co. vence o prêmio de melhor projeto residencial do Reino Unido - Imagem 2 de 5
© Kilian O'Sullivan

A proposta reimagina uma casa convencional em um terreno urbano restrito em Tottenham. Revestida com painéis de policarbonato e cercada pela vegetação exuberante, sua fachada discreta visa ocultar o espaço social compacto e excepcional. Inspirando-se na arquitetura dos Riads, o projeto configura um oásis urbano inundado por luz natural e vegetação.

Localizada na Área de Conservação de Tottenham, o projeto da Hayhurst & Co. proporciona vistas para os jardins e um terraço na cobertura. A residência se integra ao entorno, fortalecendo seus laços com a vegetação circundante. O átrio central, luminoso e inundado de luz natural, cria sombras que mudam com as estações, iluminando todo o interior da casa.


Artigo Relacionado

Foster + Partners projetará centro de saúde inovador para a Mayo Clinic em Rochester

No seu núcleo, a casa foi projetada para ser um lar prático, acessível, com cinco quartos, priorizando espaços abertos e de fácil acesso ao exterior para a crescente família dos proprietários. O térreo conta com uma área de cozinha, sala de jantar e estar em conceito aberto, dividida por cortinas do piso ao teto, proporcionando maior flexibilidade ao espaço. Esta configuração funcional serve como palco para as performances das crianças e abriga um estúdio de fotografia, atendendo a vários aspectos da vida familiar. Os degraus de aço com pintura verde se destacam no amplo átrio e levam aos quartos e banheiros.

"Green House" de Hayhurst & Co. vence o prêmio de melhor projeto residencial do Reino Unido - Imagem 5 de 5
© Kilian O'Sullivan

O design biófilo da Green House desafia convenções urbanas e fortalece os laços com o mundo natural. A adição de telas de policarbonato deslizantes, bambus e um átrio ofuscado entre o interior e o exterior dá à família mais privacidade e opções de ventilação, integrando-os à natureza.

A casa maximiza a eficiência energética ao utilizar materiais como piso de cortiça de borracha reciclada e paredes de madeira laminada cruzada (CLT). Além disso, o projeto do núcleo central, o e o uso de painéis solares e bombas de calor de fonte de ar reduzem o consumo total de energia durante a operação.

"Green House" de Hayhurst & Co. vence o prêmio de melhor projeto residencial do Reino Unido - Imagem 4 de 5
© Kilian O'Sullivan

O júri do RIBA Casa do Ano 2023 escolheu a Green House como um esforço de equipe excepcional que representa um "projeto extraordinário dentro de um contexto comum". O Royal Institute of British Architects (RIBA) também anunciou o John Morden Center em Londres como vencedor do Prêmio RIBA Stirling 2023. Projetado por Mæ, o centro serve como uma instalação para os moradores do Morden College, uma comunidade de aposentados em Blackheath. Neste verão, o RIBA anunciou os 30 vencedores do Prêmio Nacional de Arquitetura de 2023, fornecendo insights sobre a arquitetura, design e tendências sociais do país. Além disso, o RIBA também selecionou a Professora Yasmeen Lari para receber a Medalha de Ouro Real de Arquitetura de 2023. O prêmio, uma das maiores honrarias para a arquitetura e o primeiro a ser pessoalmente aprovado pelo Rei Charles III, reconhece o trabalho de Yasmeen Lari na defesa de conceitos de autoconstrução zero carbono para populações deslocadas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. ""Green House" de Hayhurst & Co. vence o prêmio de melhor projeto residencial do Reino Unido" [2023 RIBA House of the Year Award: Hayhurst & Co.'s 'Green House' Wins Best Residential Design in the UK] 14 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010764/green-house-de-hayhurst-and-co-vence-o-premio-de-melhor-projeto-residencial-do-reino-unido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.