Transformando resíduos de milho em um material inovador de base biológica

A prática do upcycling, predominante em setores da moda à construção, não só revitaliza itens descartados, acrescentando valor e função, mas também contribui para transformá-los em recursos valiosos. Adotar o espírito da economia circular, aproveitando resíduos agrícolas, como espigas de milho, palha de arroz e bagaço de cana-de-açúcar para materiais de construção marca uma mudança fundamental em direção a práticas sustentáveis, promovendo um sistema de circuito fechado que minimiza os resíduos e otimiza a eficiência dos recursos.

CornWall®, desenvolvido pela Stone Cycling, surge como uma inovação pioneira neste sentido. Inspirado na mudança imperativa para uma economia de base biológica, incorpora uma solução transformadora que aborda as preocupações prementes do impacto ambiental da indústria da construção. Conversamos com Ward Massa, um visionário da Stone Cycling, sobre este material. Trata-se de um material de acabamento de paredes fabricado a partir de biomassa vegetal, obtida principalmente a partir dos núcleos das espigas de milho de origem regional. Estes resíduos orgânicos estão amplamente disponíveis e destinam-se normalmente à fermentação, à queima como biomassa ou a tornarem-se simples resíduos orgânicos.

Transformando resíduos de milho em um material inovador de base biológica - Imagem 12 de 15
Cortesia de CornWall®

Atualmente, na maioria dos projetos estão sendo utilizados produtos convencionais que requerem muita energia e matéria-prima no processo de fabricação. Especialmente para interiores de comércios e hotelaria, a cada 5 anos há uma renovação. Isto significa, muitas vezes, que os materiais de revestimento das paredes são demolidos e jogados fora. CornWall pode ser usado para aplicações semelhantes, mas é um produto sustentável que pode ser reciclado ou reutilizado 100%. Isso significa que no final da vida útil não há desperdício. Caso o produto não possa ser reutilizado, ele ainda é biodegradável, não deixando vestígios.

Transformando resíduos de milho em um material inovador de base biológica - Imagem 6 de 15
Cortesia de CornWall®

As espigas de milho secas são submetidas a um meticuloso processo de trituração, transformando-as na biomassa primária. Esta, composta por mais de 99,5% de material de origem vegetal, constitui a base deste material sustentável. Pode-se acrescentar um toque de cor a esta mistura, equivalendo a incorporação de menos de 0,5% de pigmentos biodegradáveis na mistura. 

A transformação toma forma através da prensagem a alta pressão e da infusão de calor, exigindo temperaturas de até 150 graus Celsius. É notável o fato de a energia que alimenta esta fase crítica da produção provir exclusivamente de painéis solares que adornam o telhado das instalações de produção. Após a prensagem e corte de precisão, é aplicado um revestimento à prova de água de base biológica que aumenta a durabilidade e a funcionalidade do material. Embalado em painéis leves e finos - com cerca de 4 mm de espessura e pesando aproximadamente 5 kg por m2 - o CornWall® otimiza a eficiência do transporte em comparação com materiais mais volumosos como a cerâmica ou o HPL.

Numa indústria com inúmeros desafios relacionados à produção de resíduos e o impacto ambiental, o produto surge como um farol de esperança. Ward Massa enfatiza: "Um aspecto importante da construção circular é sua desmontagem,. garantindo que tudo pode ser separado e reutilizado no final da vida útil. É isso que fazemos com o CornWall". O intrincado processo de utilização de recursos abundantes, incorporação de energia renovável e criação de um material versátil e amigo do ambiente sublinha o papel fundamental do produto na reformulação das práticas de construção sustentável.

Transformando resíduos de milho em um material inovador de base biológica - Imagem 14 de 15
Cortesia de CornWall®

O conceito de ser positivo para o clima significa a capacidade de um produto de sequestrar mais dióxido de carbono durante a sua fase de crescimento ou criação do que emitirá ao longo da sua produção, promovendo uma redução líquida de carbono na atmosfera. Além disso, a ênfase no desperdício zero e na total reciclabilidade ou biodegradabilidade garante um ciclo de fim de vida sustentável, ao contrário de materiais convencionais como HPL ou ladrilhos cerâmicos que exigem um consumo significativo de matérias-primas e energia durante a produção, contribuindo em última análise para elevados níveis de resíduos.

Olhando para o futuro, vê-se um imenso potencial para além das suas atuais aplicações em paredes interiores e revestimento de mobiliário. Ward lança luz sobre o roteiro para o futuro do projeto, afirmando: "Para manter as propriedades biodegradáveis, nos limitaremos agora às suas aplicações em interiores. No futuro, faremos painéis maiores e talvez materiais para pavimentos".

Transformando resíduos de milho em um material inovador de base biológica - Imagem 2 de 15
Cortesia de CornWall®

Já disponível para entrega na Europa e nos Estados Unidos, o produto também oferece documentação técnica acessível através do seu centro de downloads. Embora o preço do material esteja alinhado com o dos ladrilhos cerâmicos de alta qualidade, os custos de processamento e de fim de vida são significativamente mais baixos, posicionando-o como uma escolha econômica e ambientalmente consciente.

CornWall® pode ser personalizado em termos de cor, textura e tamanho, atendendo a projetos feitos sob medida e soluções sustentáveis personalizadas. Representa um divisor de águas na evolução dos materiais de construção sustentáveis. Suas características inovadoras, seu compromisso com a circularidade e o seu potencial de expansão não só redefinem o panorama da construção, como também exemplificam uma abordagem consciente da arquitetura e do design. 

Transformando resíduos de milho em um material inovador de base biológica - Imagem 7 de 15
Cortesia de CornWall®

Colaborações com a Circular Matters e o Studio Nina van Bart também significam um compromisso com a inovação e a construção sustentável e demonstram um esforço concertado para redefinir o futuro dos materiais de construção de base biológica e impulsionar o CornWall® para novos domínios de possibilidade. No percurso em direção a um futuro mais sustentável, tal iniciativa é um testemunho da inovação, da sustentabilidade e do imenso potencial dos materiais de base biológica na formação da arquitetura do futuro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Transformando resíduos de milho em um material inovador de base biológica" 11 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010701/transformando-residuos-de-milho-em-um-material-inovador-de-base-biologica-cornwall-r> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.